As máquinas automáticas de tabaco aumentaram 4,5% suas receitas, mas seu parque continua em trajetória de queda, com cerca de 115.000 unidades.
MADRID, 23 de setembro. (EUROPA PRESS) –
A faturação derivada do setor de vending na Espanha e em Portugal, incluindo máquinas expendedoras de alimentos, bebidas e tabaco, registrou um crescimento de 6,1% em 2024, alcançando o total de 2,775 bilhões de euros, de acordo com dados do Observatório Setorial DBK da Informa (filial da Cesce).
Este avanço foi impulsionado pelo bom desempenho da demanda, especialmente no segmento de bebidas quentes, assim como pelas estratégias de melhoria da oferta implementadas pelos principais operadores para dinamizar o consumo.
Dessa forma, o segmento de máquinas de alimentos e bebidas, com mais de 390.000 máquinas em operação, registrou receitas de 1,375 bilhões de euros em 2024, apresentando um aumento de 7,8%.
O relatório mostra que todos os tipos de máquinas tiveram um bom desempenho ao longo do ano passado, destacando-se as de bebidas quentes e de alimentos sólidos e mistas, com crescimentos situados entre 8% e 9%, enquanto as receitas das máquinas de bebidas frias mostraram uma alta de 5,5%.
Por sua vez, o vending em locais específicos concentrou 55% do mercado gerado pelas máquinas de alimentos e bebidas, enquanto as localizações públicas representaram os 45% restantes.
Por outro lado, as máquinas expendedoras de tabaco geraram receitas de 1,4 bilhões de euros, o que representa um incremento de 4,5%, embora o parque de máquinas tenha continuado sua trajetória de queda, alcançando cerca de 115.000 unidades em meados de 2025.
O relatório constata que a estrutura empresarial deste setor é composta por um grande número de operadores de pequeno porte que atuam localmente. Ademais, há um número mais reduzido de empresas de médio e grande porte com atuação em todo o território e uma carteira de clientes diversificada em diferentes segmentos de demanda.
Assim, o mercado de vending se caracteriza por uma alta fragmentação, de modo que os cinco principais operadores reuniram em 2024 uma participação de mercado conjunta de apenas 12%, enquanto os dez primeiros atingiram 16,5%.
