YouTube pagará 24,5 milhões de dólares para encerrar processo judicial com Donald Trump

YouTube pagará 24,5 milhões de dólares para encerrar processo judicial com Donald Trump

O YouTube concordou em pagar 24,5 milhões de dólares a Donald Trump a título de indemnização, quantia que será destinada ao financiamento de uma nova sala de baile na Casa Branca e a um grupo cívico. Esse desfecho resulta de um processo judicial iniciado pelo atual presidente dos Estados Unidos, após o seu canal na plataforma de vídeos ter sido banido em 2021.

A sanção ocorreu após Trump ter perdido as eleições para Joe Biden, um processo que o ex-presidente considerou fraudulento e que resultou em uma série de tumultos provocados por seus apoiadores, culminando no ataque ao Capitólio.

O YouTube suspendeu o canal de Trump por considerar que divulgava mensagens que incitavam ao ódio, uma decisão que outras redes sociais também tomaram na mesma época, limitando severamente a presença online do candidato derrotado. Em 2023, o bloqueio foi suspenso, mas Donald Trump optou por continuar com a ação legal, que atrásra se encerra com este acordo.

O mesmo tipo de negociação resolveu outros processos movidos pelo presidente contra várias empresas de tecnologia. A Meta, por exemplo, já aceitou pagar 25 milhões de dólares para resolver um processo relacionado com o bloqueio das contas do republicano no Facebook e Instagram. A rede social X pagou 10 milhões de dólares. Em todas essas plataformas, os processos judiciais continuaram mesmo após a suspensão das contas ser levantada, em 2023, um ano depois do lançamento da própria rede social de Trump.

Além disso, a Disney também havia assinado um acordo com Trump, resultando em uma doação de 15 milhões de dólares para a futura biblioteca presidencial. Esse acordo encerrou um processo de difamação movido por Donald Trump após uma entrevista conduzida por George Stephanopoulos na ABC.

A maior parte da indemnização que o YouTube concordou em pagar (22 milhões de dólares) será destinada à nova sala de baile da Casa Branca. Cerca de 2,5 milhões de dólares serão doados ao grupo Plaintiffs American Conservative Union, uma organização cívica que também processou o YouTube pelas mesmas razões, tendo seus canais na plataforma suspensos na mesma época.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.