Controle do incêndio no Algarve avança positivamente, sem risco para residências

O combate ao incêndio que deflagrou no domingo em Aljezur, no Algarve, estava às 04:00 desta terça-feira em evolução favorável, não havendo “ameaças sobre qualquer aglomerado populacional”, informou à Lusa uma fonte da Proteção Civil.

“Estamos a combater, conseguimos colocar algum trabalho, máquinas de rasto e equipas apeadas, com o arrefecimento da temperatura e os trabalhos estão a evoluir bem. Já não há ameaças sobre qualquer aglomerado populacional e nenhuma casa em perigo, mas amanhã prevê-se novamente vento e a situação pode voltar a tornar-se mais difícil”, acrescentou a mesma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Algarve.

“Amanhã [hoje] vai ainda ser um dia de muito trabalho”, concluiu.

O incêndio mantém uma frente ativa no concelho de Lagos, com os operacionais a empenharem-se para tentar aproveitar a melhoria das condições meteorológicas. Num balanço das 23:10 de segunda-feira, uma fonte do CDOS do Algarve referiu que o incêndio já provocou 11 feridos leves, oito operacionais e três civis. No balanço anterior, na reunião realizada pela Proteção Civil durante a manhã, registavam-se nove feridos leves.

O incêndio também não afetou mais casas, além de uma segunda habitação que tinha sido atingida e contabilizada previamente, no concelho de Aljezur, apesar das projeções a grande distância que ocorreram durante a tarde de segunda-feira e que obrigaram o dispositivo a adaptar-se para evitar a progressão das chamas, segundo um balanço ao início da noite.

A área afetada é composta por mato, mas há também zonas de pinhal, de eucaliptal e sobreiros.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 04:11 combatiam as chamas 591 operacionais, apoiados por 206 viaturas.

O alerta para o incêndio foi dado às 15:20 de domingo, na localidade da Bordeira, concelho de Aljezur, distrito de Faro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.