SpaceX solicita autorização para voar com Starship sobre a Flórida: Teste gera preocupações sobre o tráfego aéreo

SpaceX solicita autorização para voar com Starship sobre a Flórida: Teste gera preocupações sobre o tráfego aéreo

No final de atrássto, a Starship da SpaceX conseguiu realizar um voo bem-sucedido e colocar satélites em órbita. As ambições da empresa de Elon Musk continuam a crescer, e recentemente foi feito um pedido à Administração Federal de Aviação (FAA) para a realização de um voo que sobrevoaria a Flórida.

Mantenha-se atualizado com as principais notícias sobre tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt

Segundo a SpaceX, o foguete seria lançado a partir das instalações da empresa no sul do Texas. Outra rota também está planejada, onde a Starship sobrevoaria parte da Península do Iucatão, no México, e as ilhas Caimão.

O voo que a SpaceX planeja é considerado o primeiro em que o estágio superior do foguete seria colocado em órbita, permitindo que a empresa realize novos testes de recuperação do veículo e aterragem que não são viáveis nas rotas atualmente utilizadas.

Por outro lado, a FAA está avaliando o impacto ambiental das rotas propostas e já indicou em um relatório que os novos trajetos podem causar perturbações significativas no tráfego aéreo sobre partes dos Estados Unidos, bem como nas Caraíbas e nos oceanos Atlântico e Pacífico.

De acordo com a entidade reguladora, o impacto seria considerável para as companhias aéreas, com os voos propostos pela SpaceX podendo afetar as operações de até 200 aviões comerciais por hora durante picos de tráfego. A FAA deve tomar uma decisão final sobre esta proposta em outubro, conforme avança o site Gizmodo.

No décimo voo da Starship, a SpaceX conseguiu atingir todos os objetivos estabelecidos, incluindo a colocação de oito satélites de teste em órbita. O voo partiu da Starbase no Texas, com o propulsor Super Heavy retornando à Terra ao “mergulhar” no mar, enquanto a Starship finalizava o processo de ascensão no espaço, alcançando com êxito uma trajetória suborbital.

Veja o vídeo

Após colocar os satélites de teste em órbita, a Starship reentrou na atmosfera terrestre com sucesso. A SpaceX afirma que todos os dados coletados desse teste serão valiosos.

Os testes de voo anteriores do foguete foram marcados por falhas e explosões. Em maio, por exemplo, a Starship conseguiu atingir a órbita terrestre, mas acabou se partir, caindo no Oceano Índico.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Ainda em junho, um teste do estágio superior do foguete terminou em explosão. Depois, a SpaceX informou que o incidente pode ter sido causado por uma falha em um dos tanques de nitrogênio próximo ao “nariz” da nave.

Adicionalmente, o foguete não conseguiu abrir uma porta pela qual vários satélites Starlink simulados deveriam ser colocados em órbita pela primeira vez, que era um dos objetivos da missão.

No início de março, o foguete explodiu pouco após o lançamento. Mesmo assim, o propulsor retornou em segurança à plataforma “Mechazilla”. A explosão do Starship espalhou destroços em chamas, levando até ao fechamento temporário de aeroportos. Imagens de habitantes de ilhas no Mar das Caraíbas mostram pedaços de detritos em chamas caindo do céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.