Agora é oficial: a Premier League quebra recorde de transferências

Agora é oficial: a Premier League quebra recorde de transferências

Noah Okafor fez história na Premier League ao deixar o AC Milan rumo ao Leeds. Os recém-promovidos à liga inglesa pagaram 20,8 milhões de euros pelo avançado, tornando-se a 9.ª contratação da época, numa tentativa de formar um elenco que assegure a permanência na elite do futebol inglês.

Os 20,8 milhões de euros investidos na transferência de Okafor elevam o total gasto por todos os clubes nesta janela de transferências, desde junho, para 2.741 milhões de euros (2.370 milhões de libras), estabelecendo um novo recorde.

O recorde anterior de gastos das 20 equipas da Premier League foi definido no verão de 2023, quando os clubes investiram 2.734 milhões de euros (2.360 milhões de libras) para reforçar os seus plantéis.

Seis clubes já superaram os seus próprios recordes de transferências. O Brentford pagou 49,2 milhões de euros ao Bournemouth pelo avançado burquinês Dango Ouattara; os ‘cherries’ investiram 40 milhões de euros no central francês Bafodé Diakité; o Burnley, também promovido, desembolsou 28,9 milhões de euros pelo médio francês Lesley Ugochukwu; e o Sunderland contratou o médio senegalês Habib Diarra por 30,1 milhões de euros. O Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, pagou 43,4 milhões de euros pelo extremo suíço Dan Ndoye (Bologna), valor equivalente ao que investiu em Omari Hutchison (Ipswich).

A maior transferência até o momento foi realizada pelo Liverpool, que contratou Florian Wirtz ao Bayer Leverkusen por 115,8 milhões de euros garantidos, além de 18,5 milhões de euros em bónus. Se os bónus forem cumpridos, Wirtz se tornará a contratação mais cara da Premier League, superando Enzo Fernandes, que foi vendido pelo Chelsea ao Benfica por 124 milhões de euros em 2023.

Dentre os clubes recém-promovidos, o Burnley destaca-se por ter gastado apenas 28,9 milhões de euros até agora. Numa liga onde os promovidos enfrentam grandes dificuldades para se manter na Primeira Divisão, o Sunderland está determinado a evitar a despromoção a todo custo e já investiu 162,1 milhões de euros, tornando-se até o momento o clube promovido que mais gastou em contratações, segundo o FootballTransfers.com.

Fora da Premier League, a maior transferência até agora é a de Luiz Diaz do Liverpool para o Bayern Munique, no valor de 75,3 milhões de euros.

Faltando 10 dias para o encerramento do mercado de transferências, é quase certo que esse recorde será ampliado até 1 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.