A UEFA Women’s Europa Cup – Taça Europa Feminina – é a mais nova competição de clubes da UEFA, que nesta temporada se adiciona à Liga dos Campeões Feminina. As equipas portuguesas participam, com o SC Braga, terceiro classificado da Liga Portuguesa Feminina na temporada anterior, e o Sporting, vice-campeão nacional, que foram eliminados nas pré-eliminatórias da Champions feminina.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
As Minhotas e as Leoas jogarão nesta semana a primeira mão da segunda pré-eliminatória da prova, que introduz uma nova competição feminina de clubes no futebol europeu, ao lado da Liga dos Campeões Feminina, onde nesta temporada o Benfica também está presente.
Como funciona a competição?
As terceiras classificadas nas ligas nacionais das federações que ocupam entre o 8º e o 13º lugares no ranking, bem como as segundas colocadas das federações que estão entre o 18º e o 24º lugares no ranking feminino de clubes da UEFA, entram em prova na primeira pré-eliminatória. Além disso, os nove clubes eliminados na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões Feminina e os segundos e terceiros classificados dos 11 torneios da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões Feminina também entram na Taça Europa Feminina.
A Taça Europa Feminina será um torneio a eliminar e contará com um total de seis rondas – a primeira e a segunda pré-eliminatórias, oitavos-de-final, quartos-de-final, meias-finais e a final. Todas as rondas, incluindo a final, são disputadas em duas mãos (em casa e fora).
O vencedor se classifica automaticamente para a terceira pré-eliminatória do caminho dos campeões da Women’s Champions League na próxima temporada, disputando apenas uma ronda para garantir uma vaga na fase de grupos.
Quem são os adversários de Sporting e SC Braga?
O Sporting enfrentará o Rosengård, campeão da Suécia, na primeira mão já esta terça-feira, a partir das 19h45, em Alcochete. O Rosengård esteve na fase de grupos da Liga dos Campeões Feminina em 2022/23 e 2023/24, chegando uma vez às meias-finais e diversas vezes aos quartos de final.
A segunda mão terá lugar uma semana depois, a 15 de outubro, na Suécia. As Leoas estiveram próximas de eliminar a Roma na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões Femininas, mas depois de vencer por 2-1 em Roma, perderam por 2-0 em Portugal e foram assim rebaixadas para esta Taça Europa Feminina. O Rosengård, por sua vez, foi eliminado antes, na 2ª pré-eliminatória, pelos belgas do OH Leuven.
O SC Braga jogará a primeira mão desta segunda pré-eliminatória da Taça Europa Feminina na quarta-feira, 8 de outubro, na Bélgica, frente ao Anderlecht, recebendo depois a equipe belga em Minho para a segunda mão a 15 de outubro.
O Anderlecht perdeu o título de campeão da Liga Feminina Belga na temporada passada, após ter conquistado o torneio nas sete edições anteriores. Sua melhor performance em competições europeias foi alcançar os 16 avos de final da Liga dos Campeões Feminina na temporada 19/20. Na ronda anterior desta Taça Europa Feminina, venceu claramente o Aris Limassol, de Chipre, com um agregado de 14-0. O SC Braga foi derrotado pelo Brann na final de seu grupo da 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Datas da UEFA Women’s Europa Cup 2025/26
Segunda pré-eliminatória
Primeira mão: 7/8 de Outubro
Segunda mão: 15/16 de Outubro
Oitavos-de-final
Sorteio: 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 11/12 de Novembro
Segunda mão: 19/20 de Novembro
Quartos-de-final
Sorteio: 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 11/12 de Fevereiro
Segunda mão: 18/19 de Fevereiro
Meias-finais
Sorteio: 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 24/25 de Março
Segunda mão: 1/2 de Abril
Final (duas mãos)
Sorteio (para definir a ordem das mãos): 17 de Outubro, Nyon
Primeira mão: 25 ou 26 de Abril
Segunda mão: 2 ou 3 de Maio
