A Jornada das Especiarias

A Jornada das Especiarias

Com este livro, o historiador Roger Crowley oferece uma análise mais aprofundada da história do comércio de especiarias e convida os leitores a refletir sobre como esse comércio transformou a economia e a geopolítica da Europa no século XVI.

“O ano de 1571 assistiu a uma coincidente convergência de forças em todo o mundo. Enquanto [Miguel López de] Legazpi estabelecia um assentamento permanente em Manila, as maciças galés de Filipe II navegavam pelo Mediterrâneo em direção a uma armada otomana para a decisiva batalha naval de Lepanto. No Japão, os portugueses estabeleciam uma feitoria em Nagasáqui. Em Pequim, o imperador Ming implementava uma radical revisão do sistema tributário chinês. Um único elemento unia todos esses acontecimentos desconexos no tempo e no espaço: a prata, utilizada para negociar, permutar e incitar guerras.”

Este excerto de “A Rota das Especiarias”, livro em que o historiador Roger Crowley – autor de “Conquistadores. Como Portugal criou o primeiro império global” – narra a disputa ibérica no século XVI nas águas do Índico pelo controle do comércio dessas mercadorias valiosas, ilustra como a acumulação de riqueza tem marcado a História há séculos.

Vale lembrar que os portugueses foram os primeiros ocidentais a chegar às Molucas em 1511, regiões conhecidas como Ilhas das Especiarias, onde o cravinho e a noz-moscada eram abundantes e geraram enormes fortunas – especialmente para os holandeses, que, algumas décadas depois, nos expulsaram da região e estabeleceram um verdadeiro império comercial através da Companhia das Índias Orientais, a quem o governo dos Países Baixos concedeu os direitos de exploração. Agora editado em português pela Presença, o livro conta com tradução de João Cardoso.

Esta é a sugestão desta semana da livraria Palavra de Viajante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.