O PSD vence as eleições locais em Portugal e conquista as principais cidades

O PSD vence as eleições locais em Portugal e conquista as principais cidades

MADRID 13 de outubro. (EUROPA PRESS) –

O Partido Social Democrata (PSD) de Portugal conquistou este domingo a vitória nas eleições municipais, conseguindo também vencer em várias das principais cidades do país, incluindo as duas mais populosas: a capital, Lisboa, e Porto.

“Voltamos a ser o maior partido português”, celebrou o presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, que destacou a vitória da sua formação nas “cinco maiores câmaras municipais do país”, segundo declarações recolhidas pela radiotelevisão pública portuguesa, RTP.

Apesar de reconhecer “algumas surpresas menos agradáveis”, Montenegro enfatizou os resultados do seu partido em câmaras municipais como as de Vila Nova de Gaia, contígua a Porto, e Sintra, próxima de Lisboa, onde, em ambos os casos, arrebatou a presidência da Câmara ao Partido Socialista (PS). No total, através de várias coligações, o PSD conquistou o mandato de 132 municípios e mais de 33,5 por cento dos votos, segundo dados da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

A formação de esquerda, embora derrotada, obteve melhores resultados do que os apresentados nas anteriores eleições, as eleições legislativas, e, apesar de perder vários municípios, conseguiu desalojar o PSD de outros, como Bragança, Viseu, Coimbra e Faro, totalizando 125 autarquias e cerca de 28,7 por cento dos votos.

“Isto é extraordinário à luz dos resultados que tivemos há três meses, quando alguns chegaram a afirmar que o PS tinha entrado em erosão eleitoral e que o que aconteceria com o PS português era o que havia acontecido com o Partido Socialista francês”, afirmou o líder do PS, José Luís Carneiro, em declarações ao diário ‘Jornal de Notícias’. “Os portugueses voltaram a confiar no PS”, celebrou.

Por sua vez, o ultradireitista Chega, com 11,8 por cento dos votos, conquistou três autarquias, as primeiras da sua história, embora abaixo das expectativas do seu líder, André Ventura. “Esta não é a magnitude da vitória que procurávamos”, admitiu em declarações à RTP, apesar de sublinhar “uma boa noite” para a formação.

Com a contagem já a ultrapassar 99,9 por cento, e uma participação de 59,4 por cento, os seguintes partidos mais votados foram o Partido Comunista Português, com 5,68 por cento dos votos e doze mandatos, e o grupo Cidadãos, com 5,61 por cento e uma vintena de câmaras municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.