Transformação Digital: Estratégias para Reduzir Desigualdades Fora das Grandes Cidades

Transformação Digital: Estratégias para Reduzir Desigualdades Fora das Grandes Cidades

Segundo o Observatório dos Ecossistemas e Infraestruturas Digitais (OIED), as propostas apresentadas em um evento na Universidade Lusófona foram elaboradas para enfrentar os “desafios estruturais e as assimetrias regionais que impactam a transição digital no país”, visando fortalecer a coesão económica, social e territorial.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt

As propostas visam também criar condições estruturantes para o “estabelecimento económico, o dinamismo empresarial e o surgimento de ecossistemas digitais diversificados em diversos setores”, além de “equilibrar e incentivar a fixação de populações e investimentos nos territórios do interior”. As iniciativas estão organizadas em cinco eixos estratégicos, começando por infraestruturas digitais e conectividade territorial.

No primeiro eixo, as sugestões do OIED incluem a criação de uma plataforma nacional de informação geográfica inteligente, com o objetivo de suprir a falta de uma cartografia digital única, centralizada e dinâmica, além do desenvolvimento de um programa de ligações resilientes para territórios vulneráveis, de hubs regionais de Edge Computing, de redes comunitárias de conectividade local e de plataformas intermunicipais de planejamento digital territorial.

No segundo eixo, focado em serviços públicos digitais e inclusão, o OIED propõe a criação de uma rede de balcões digitais móveis para territórios de baixa densidade e de centros locais de apoio à literacia digital para cidadãos com mais de 50 anos.

<pEsse eixo também abrange o reforço no atendimento digital assistido nas lojas do cidadão e espaços cidadão, bem como o desenvolvimento de uma rede de quiosques de serviços públicos em edifícios comunitários e de uma plataforma nacional de acessibilidade digital e serviços inclusivos.

Para o terceiro eixo, que abrange talento, educação e capacitação local, as medidas incluem bolsas de “Regresso Digital” para jovens licenciados no interior e um programa de reconversão profissional para adultos.

Inclui ainda a criação de um regime de estágios curriculares obrigatórios em Pequenas e Médias Empresas (PME) situadas em zonas de baixa densidade, o desenvolvimento de laboratórios vivos de inovação local em parceria com o Ensino Superior e de um regime fiscal de benefício para a contratação de perfis digitais no interior.

No âmbito dos ecossistemas de inovação e desenvolvimento empresarial, que é o quarto eixo, o OIED sugere medidas para dinamizar a economia digital local, como a criação de uma rede nacional de incubadoras digitais rurais e a implementação de programas de “Smart Village” com soluções de IoT e dados abertos.

Além do desenvolvimento de clusters digitais regionais baseados na vocação territorial, o observatório propõe a criação dos Prémios Nacionais de Inovação Digital com Impacto Territorial para reconhecer projetos que apresentem “resultados mensuráveis nas áreas da coesão digital, transformação organizacional, sustentabilidade e inclusão”.

Por fim, no quinto eixo, centrado na soberania digital e sustentabilidade territorial, destaca-se a instalação de “Data Centers verdes” em áreas com excedente energético renovável, assim como a criação de um programa de atração de empresas tecnológicas para infraestruturas digitais estratégicas no interior.

Esse eixo também inclui a definição obrigatória de critérios de contratação pública digital, que “valorizem o uso de soluções open source, infraestruturas em cloud soberana e fornecedores localizados em Portugal ou na União Europeia”, a monitorização de infraestruturas críticas em áreas rurais via IoT e satélite e a inclusão de indicadores de coesão digital nos fundos europeus e Planos Diretores Municipais (PDM).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.