Os vencedores da Bolsa Universitária Geração Azul STEM 2025, criada pela empresa de água e saneamento, receberão como prêmio o valor integral das propinas do primeiro ano de licenciatura. Entre os projetos, variam temas que vão de micropoluentes até à digestão anaeróbia.
A Bolsa Universitária Geração Azul STEM 2025 irá premiar os autores de seis projetos inovadores alinhados com os pilares ESG do Grupo SAUR – Pessoas, Plataforma, Planeta e Performance.
A iniciativa, criada pela empresa de gestão de águas e saneamento, Aquapor, tem como objetivo apoiar jovens estudantes no acesso ao ensino superior nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Nesta primeira edição, foram atribuídas seis bolsas de estudo, correspondendo ao valor integral das propinas do primeiro ano de licenciatura, conforme comunicado enviado pela Aquapor à nossa redação.
As candidaturas abrangem uma diversidade de áreas de estudo, com maior representatividade em Engenharia do Ambiente (17,6%), Matemática Aplicada (17,6%) e Engenharia Química e Biológica (11,8%).
Segundo a Aquapor, os projetos se destacaram pelo “forte alinhamento com os pilares ESG do Grupo SAUR, com predominância para a sustentabilidade ambiental Planet”, presente em 76,5% dos projetos, seguida do impacto social e educativo People (58,8%), enquanto Platform e Performance foram representados em 29,4% e 17,6% dos projetos, respectivamente.
As candidaturas foram avaliadas por um júri composto por representantes da Aquapor e especialistas nas áreas científica e tecnológica, sendo valorizados critérios como a originalidade das ideias, o impacto ambiental e social, assim como o alinhamento das propostas com a estratégia do Grupo SAUR.
As ideias vencedoras abordam temas diversos como micropoluentes, resíduos marinhos, digestão anaeróbia, recolha de biorresíduos, perdas de água e biodiversidade, refletindo o compromisso da nova geração com a sustentabilidade e a inovação.
