O setor de veículos elétricos ultracompactos e de micro-mobilidade está em rápido crescimento, não apenas na Europa, mas também nos Estados Unidos, um mercado tradicionalmente dominado por SUVs e picapes grandes. Essas soluções estão se expandindo devido à necessidade de alternativas urbanas que sejam menores e mais acessíveis.
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Regras e limitações
Um ponto comum entre esses veículos ultracompactos está nas suas especificações técnicas, que frequentemente são deliberadamente limitadas para permitir seu uso por menores de idade. Como são considerados quadriciclos, podem ser divididos em leves (L6e) ou pesados (L7e), podendo ser dirigidos por menores de 14 anos em alguns países, embora em Portugal essa faixa etária seja limitada a 16 anos, sendo necessária a licença de condução AM para ciclomotores e quadriciclos leves. Para os modelos L7e, é suficiente a carta de condução B1 (a partir dos 16 anos) ou B (a partir dos 18 anos).
Entre as diferenças principais, os modelos L6e não devem exceder 425 kg (sem baterias), com potência limitada a 6 kW (8,2 cv) e velocidade máxima de 45 km/h. Já os modelos L7e podem ter potência de até 15 kW (20 cv), permitindo velocidades de até 90 km/h. O peso máximo para os modelos de passageiros é de 450 kg, enquanto os modelos de mercadorias podem chegar a 600 kg, sem contar o peso das baterias.
Soluções compactas à venda em Portugal
Apesar de já haver soluções compactas de mobilidade elétrica, como o Renault Twizy em 2012, o mercado evoluiu consideravelmente nos últimos anos, em grande parte devido às restrições implementadas em centros urbanos nas principais cidades europeias, além do avanço da tecnologia.
Atualmente, um dos melhores exemplos é o Citröen AMI, disponível também como Opel Rocks e Fiat Topolino, todos com a mesma base de quadriciclo elétrico para dois passageiros, desenvolvido em parceria com a Altran.
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Com menos de 2,5 metros de comprimento e menos de 500 kg, este pequeno modelo conta com um motor elétrico de 9 kW (12 cv) de 48V, o que permite atingir os 45 km/h, equipado com uma bateria de 5,4 kWh, proporcionando um alcance de 75 km. Essa bateria pode ser completamente carregada em menos de quatro horas em uma tomada doméstica comum.
Graças às suas dimensões e à simplicidade dos materiais utilizados, ele pode ser facilmente transformado na versão mais radical Buggy, que substitui as portas por barras metálicas e o teto de vidro por uma capota removível de lona. O modelo Fiat Topolino também possui uma versão fechada, chamada Dolcevite, onde as portas são trocadas por cordas de vime e o teto em vidro por uma cobertura removível de lona.
A Renault também continua sua trajetória no setor. Com a criação da Mobilize, uma marca dedicada a serviços e soluções de mobilidade, lançou dois modelos que são uma evolução natural do pequeno Twizy.
O Mobilize Duo é um quadriciclo de dois lugares, disponível em duas versões distintas: 45 Neo e 80 Evo, que utilizam a mesma bateria (10,3 kWh) e motor elétrico, mas com diferentes limites de velocidade (45 km/h e 80 km/h), exigindo a carta de condução de ligeiros (B/B1) para esta última. Ambos oferecem autonomia de 161 km. Para quem prefere uma versão comercial, há o Mobilize Bento, que oferece um lugar e um compartimento de carga de 1 m³.
Outro modelo que é destacado é o XEV Yoyo, projetado em Turim, mas totalmente fabricado na China. Com design inspirado no antigo Smart ForTwo EQ, ele utiliza baterias de 10,4 kWh, que garantem até 150 km de autonomia, podendo ser removidas e carregadas em casa ou substituídas por módulos pré-carregados. O motor de 15 kW (20 cv) permite atingir até 90 km/h.
Futuras soluções
Em breve, novos modelos estarão disponíveis no mercado, como o Dacia Hipster, que já foi mencionado pelo TEK Notícias. Trata-se de um quadriciclo com menos de três metros, de formato cúbico, que utilizará materiais reciclados e componentes extremamente simples. Embora as especificações técnicas não tenham sido divulgadas, sua bateria deverá ficar entre 15 a 20 kWh, garantindo uma autonomia entre 150 a 200 km, com uma velocidade máxima estimada em 90 km/h.
A proposta da Astraux, revelada durante a IFA 2025 em Berlim, trará um modelo em duas variantes, o AL6 e o AL7. Com apenas 2,3 metros de comprimento e um motor elétrico de 5 kW (6,8 cv) e 10 kW (13,6 cv), respectivamente, ambos apresentarão uma bateria cuja capacidade não foi revelada, mas que proporcionará uma autonomia variando entre 95 km para a versão AL6 básica e até 180 km para a versão AL6 Pro e Ultra.
A Toyota também apresentou sua proposta, o FT-Me, inspirada nas soluções utilizadas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2021 e Paris 2024. O FT-Me terá dimensões compactas, com menos de 2,5 metros, suficiente para acomodar dois passageiros confortavelmente. Detalhes técnicos não foram anunciados, mas a velocidade máxima será de 45 km/h, e utilizará painéis solares que aumentarão a autonomia da bateria entre 20 a 30 km por dia, dependendo da exposição solar.
