Portugal enfrenta um “quadro de exceção” na UE, afirma o Secretário de Estado do Orçamento

Portugal enfrenta um "quadro de exceção" na UE, afirma o Secretário de Estado do Orçamento

O secretário de Estado do Orçamento mencionou na conferência do Jornal Económico e da EY que o país se destaca em diversos indicadores, como o crescimento econômico e o saldo orçamentário, e que, por isso, está vivendo “um quadro de exceção” na União Europeia.

O secretário de Estado do Orçamento, José Brandão de Brito, afirmou que o país se destaca em vários indicadores, incluindo o crescimento econômico e o saldo orçamentário, vivendo, assim, “um quadro de exceção” na União Europeia.

José Brandão de Brito salientou, em particular, as perspectivas de crescimento econômico (2,3% em 2026), que superam a média esperada para a Europa, e o excedente de 0,1% que o Governo espera alcançar no próximo ano.

Durante a conferência sobre o Orçamento do Estado para 2026, organizada pelo Jornal Económico e pela EY, o governante enfatizou que Portugal “vai beneficiar do último ano do PRR”, o que dará “de forma clara um ímpeto ao investimento público”. Além disso, acrescentou que “as políticas econômicas que o Governo tem implementado terão, no final, um efeito positivo”. No que se refere às exportações, devem apresentar “um comportamento moderado”.

<pSobre a despesa, o secretário de Estado destacou que "há uma estabilização das despesas com pessoal" em 10,6% do PIB, assim como das prestações sociais, que chegam a 18,1%, uma décima a mais que no ano anterior.

A despesa corrente primária, por sua vez, permanece em 5,3%, o que, na opinião de Brandão de Brito, demonstra “prudência na gestão das contas públicas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.