O francês BPCE conclui aquisição do português Novo Banco com a compra dos 25% detidos pelo Estado

O francês BPCE conclui aquisição do português Novo Banco com a compra dos 25% detidos pelo Estado

MADRID, 29 de outubro. (EUROPA PRESS) –

O grupo francês BPCE formalizou hoje um acordo com o Estado português e o Fundo de Resolução Bancária de Portugal para adquirir suas participações minoritárias de 11,5% e 13,5%, respectivamente, no capital do Novo Banco, por um montante total próximo de 1.600 milhões de euros.

Com a compra deste 25% do capital, a entidade francesa torna-se o único acionista do quarto maior banco de Portugal, após ter adquirido previamente os 75% do Novo Banco detidos pelo fundo americano Lone Star.

Assim, conclui-se a aquisição anunciada no dia 13 de junho, que avalia 100% do quarto maior banco de Portugal em 6.400 milhões de euros, representando “a maior aquisição bancária transfronteiriça na zona euro da última década”.

A aquisição do Novo Banco representa uma nova fase no plano estratégico do BPCE, cujo objetivo é desenvolver e diversificar as atividades do grupo na França, na Europa e no resto do mundo. Após a conclusão da transação, Portugal se tornará o segundo maior mercado de varejo nacional do grupo.

“Fechamos este capítulo com a convicção de que Portugal dá mais um passo importante na sua história, demonstrando credibilidade, resiliência e confiança na economia e no sistema financeiro portugueses”, comentou Joaquim Miranda Sarmento, ministro de Finanças de Portugal.

Por sua vez, Nicolas Namias, CEO do BPCE, afirmou que a operação demonstra o pleno compromisso com o financiamento da economia portuguesa.

O Novo Banco, entidade surgida em 2014 após a falência do BES, é atualmente o quarto maior de Portugal. Em 2017, Portugal oficializou a venda dos 75% do Novo Banco ao Lone Star em troca de uma injeção de 1.000 milhões de euros na entidade, na qual o Estado manteve uma participação de 25%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.