Um turista japonês faleceu após cair do muro exterior do Panteão em Roma, Itália, com altura de sete metros. O acidente ocorreu na noite de sexta-feira, conforme informou a agência de notícias italiana Ansa.
O homem, de 69 anos, estava sentado no muro e caiu no fosso do monumento. As equipes de salvamento precisaram forçar a abertura de um portão na Via della Palombella, na parte externa do Panteão, para alcançar a vítima. O óbito foi declarado no local.
Esse muro é frequentemente ocupado por turistas que fazem uma pausa durante a visita ao monumento.
O Panteão, construído pelo imperador romano Adriano e famoso por seu óculo – a abertura na gigante cúpula – é um dos monumentos mais visitados da Itália. A entrada foi gratuita até 2023, quando foi implementado um sistema de bilhetes. A taxa de 5 euros gerou controvérsia na época, mas não desmotivou os turistas, com mais de 4 milhões de pessoas visitando o local em 2024. Longas filas costumam se formar na Piazza della Rotonda, em frente ao monumento.
A partir da pandemia de covid-19, o número de visitantes em Roma começou a crescer, atingindo um novo recorde de 22,2 milhões de chegadas em 2024.
