Cópias de Segurança Agora Suportam Passkeys para Facilitar a Criptografia de Backups

Cópias de Segurança Agora Suportam Passkeys para Facilitar a Criptografia de Backups

Em 2021, o WhatsApp passou a permitir que os utilizadores protegessem as suas cópias de segurança armazenadas no Google Drive ou na iCloud, através da adição de uma opção de encriptação para os backups na nuvem. Agora, a aplicação de mensagens da Meta apresenta uma nova funcionalidade para facilitar esta configuração.

Não perca nenhuma notícia importante sobre tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt

Segundo a empresa, os backups encriptados no WhatsApp atrásra suportam passkeys, ou chaves de acesso. Com este método, é possível utilizar a impressão digital, o reconhecimento facial ou um código de bloqueio de ecrã para encriptar as cópias de segurança.

Anteriormente, para efetuar a encriptação dos backups, era necessário utilizar uma palavra-passe ou uma chave de encriptação de 64 dígitos. A nova opção será implementada de forma gradual, alcançando os utilizadores da aplicação ao longo das próximas semanas e meses.

Quando estiver disponível, poderá ativar a opção através da secção de Definições da aplicação. A partir daí, deverá ir à seção “Conversas” e, em seguida, “Cópia de segurança”. A funcionalidade poderá ser configurada na seção “Cópia de segurança encriptada ponto a ponto”.

Lembre-se que, apesar da sua relevância, as palavras-passe também enfrentam desafios. Nesse sentido, o setor tecnológico tem trabalhado para desenvolver soluções de autenticação que sejam mais seguras e convenientes do que as passwords tradicionais.

Em 2022, a Google, Apple e Microsoft anunciaram que iriam disponibilizar suporte ao padrão de autenticação FIDO sem palavra-passe. Atualmente, vários serviços online já oferecem algum tipo de suporte a este padrão de autenticação sem palavra-passe, como Amazon, Adobe, Discord, eBay, LinkedIn, e Netflix, como pode ser consultado no diretório da FIDO Alliance.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.