O número de reclamações no setor de energia aumentou 1% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, totalizando 4.358, de acordo com dados do regulador divulgados nesta terça-feira.
Conforme o Boletim de Apoio ao Consumidor de Energia, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), as reclamações subiram 2,5% em relação aos três meses anteriores.
Os três principais motivos de reclamações foram faturamento, contrato de fornecimento e práticas comerciais desleais, que juntos representaram 40,3% das queixas registradas.
O número de pedidos de intervenção da ERSE entre julho e setembro deste ano aumentou 10% em relação ao mesmo período de 2024, totalizando 1.062. A maioria desses pedidos (85%) refere-se ao setor elétrico, com o faturamento sendo o assunto mais conflitante.
No terceiro trimestre, 95% dos pedidos de intervenção do regulador receberam tratamento e resposta em menos de 90 dias, de acordo com a ERSE.
