Grupo Lufthansa se une à Air France-KLM e formaliza seu interesse em participar da privatização da TAP

Grupo Lufthansa se une à Air France-KLM e formaliza seu interesse em participar da privatização da TAP

MADRID, 20 de novembro. (EUROPA PRESS) –

O Grupo Lufthansa anunciou oficialmente nesta quinta-feira seu interesse em participar da privatização da companhia aérea portuguesa TAP Air Portugal, por meio de uma carta enviada à Parpública, a sociedade estatal portuguesa, sendo que, até o momento, competirá com a Air France-KLM.

O grupo alemão está interessado em adquirir uma participação minoritária na companhia e estabelecer uma parceria de longo prazo, com o objetivo de garantir o futuro “bem-sucedido da TAP como companhia aérea nacional de Portugal”.

O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, afirmou que o grupo “recebe com satisfação o processo de privatização do governo português” e ressaltou que seu objetivo é fortalecer a conectividade do país e preservar a identidade da TAP como companhia aérea.

“A TAP Air Portugal tem uma grande importância estratégica para a indústria aeronáutica europeia”, enfatizou, acrescentando que, uma vez que ambas são parceiras da aliança Star Alliance e que a Lufthansa possui “amplas investimentos em Portugal”, considera que o grupo “é o melhor parceiro para a TAP e para Portugal”.

Em um comunicado, a Lufthansa lembra que tem presença em Portugal há mais de 70 anos e que sua participação na TAP ampliaria a conectividade entre a Europa e outras regiões do mundo, como América do Sul, África ou América do Norte.

Além disso, destaca seu papel como “motor de consolidação”. Ao longo de sua história, anexou companhias como Swiss, Austrian Airlines, Brussels Airlines e, mais recentemente, ITA Airways, preservando ao mesmo tempo suas identidades nacionais.

“Como número um mundial fora dos Estados Unidos, o Grupo oferece o tamanho, a experiência e a estabilidade financeira necessários para criar valor sustentável e reforçar o papel da TAP Air Portugal como embaixadora do país no mundo todo”, diz o comunicado.

Desde que a privatização da TAP foi anunciada, o foco tem sido dirigido aos três grandes grupos europeus: Lufthansa, Air France-KLM e IAG. O grupo franco-holandês foi o primeiro a formalizar seu interesse na terça-feira, enquanto a IAG ainda não fez nenhum anúncio formal.

A privatização anunciada pelo governo português se destina a 44,9% das ações da companhia aérea — 55% estão reservadas para os trabalhadores da TAP — e o processo será dividido em várias fases. A primeira delas, na qual as empresas devem se candidatar, termina neste sábado, 22 de novembro.

O Executivo português estabeleceu que os licitantes devem ser companhias aéreas ou grupos com uma receita anual de pelo menos 5 bilhões de euros.

As propostas serão analisadas com base em vários parâmetros, embora seja imprescindível que haja um compromisso de ampliar a frota, manter o ‘hub’ em Lisboa e proteger a rede de rotas, especialmente em direção aos países de língua portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.