SANTIAGO DE COMPOSTELA 24 Nov. (EUROPA PRESS) –
A Abanca informou nesta segunda-feira que completou a integração do EuroBic e considera encerrado de forma definitiva o processo iniciado em julho do ano passado, quando foi fechado o acordo de compra e venda.
De acordo com um comunicado, durante este fim de semana ocorreram a integração jurídica, a migração tecnológica do negócio do EuroBic para a plataforma Abanca e a mudança de marca nas agências e caixas eletrônicos, as últimas ações do processo de integração que faltavam ser executadas. Todas elas foram realizadas conforme o planejado.
Desta forma, o banco inaugura uma nova etapa em Portugal com o objetivo de reforçar sua posição no mercado português e ibérico. “Esta operação nos proporciona uma plataforma para continuar crescendo em Portugal de maneira orgânica, posicionando-nos como uma entidade de referência para empresas e particulares por meio de um modelo de banca inovador e altamente tecnológico”, destacou o presidente da entidade, Juan Carlos Escotet.
“A qualidade de nossa equipe no país, que possui um profundo conhecimento do mercado português, somada às nossas capacidades e enfoque especializado, nos permite alcançar segmentos-chave em nossa estratégia através de uma proposta de valor diferencial”, explicou o CEO, Francisco Botas.
A integração do EuroBic é a mais ampla entre as dez que a Abanca realizou nos últimos dez anos, atestando sua capacidade de planejamento e execução em operações desse tipo.
A entidade comunicou que os clientes do EuroBic já operam normalmente na nova plataforma, com acesso a um catálogo de produtos e serviços “mais amplo e diversificado e com maiores capacidades tecnológicas”. Entre elas, a Abanca destaca a integração da inteligência artificial generativa (IAG) na web e na banca móvel do banco, para atendimento a consultas de clientes e não clientes, através do serviço SOFia.
Em todas as fases desenvolvidas nos últimos dois anos durante o processo de integração, trabalharam 700 pessoas organizadas em 13 equipes, com uma carga de 410.000 horas de trabalho e 3.350 tarefas concluídas.
As agências integradas neste fim de semana exibem desde hoje, segunda-feira, a Abanca como única marca. Na operação de substituição, participou uma equipe formada por mais de 250 pessoas entre técnicos externos e pessoal do banco.
A nova etapa que o banco inicia em Portugal também implica mudanças societárias e de governança. A partir deste momento, a Abanca desenvolve sua atividade no país exclusivamente através da sociedade Abanca Portugal, S.A.
O até então responsável pela Abanca em Portugal, Pedro Pimenta, será o presidente da Comissão Executiva da entidade resultante da integração e máximo responsável do banco no país. Com experiência no setor financeiro desde 1989, ele se integrou às entidades de origem da Abanca em 1999 para constituir a sucursal em Portugal, que ele dirigia até atrásra. Entre 2003 e 2008, ocupou o cargo de diretor de Negócio Internacional e posteriormente liderou a integração do negócio adquirido ao Deutsche Bank na Abanca.
Com a operação, a Abanca afirmou que dá “um forte impulso” à sua atividade em Portugal e se posiciona como uma das principais entidades bancárias do país, um mercado estratégico para a entidade como uma instituição financeira com vocação ibérica.
Após a integração, a Abanca gerencia em Portugal um volume de negócios de 20.635 milhões de euros (8.757 milhões em crédito a clientela, 9.159 milhões em depósitos de clientes e 2.718 milhões em recursos fora de balanço) e conta com uma rede comercial de 230 pontos de venda distribuídos por todo o país. A carteira apresenta elevada qualidade, com uma taxa de inadimplência de 2,4% e uma cobertura de 84,9%.
A entidade sublinhou que esta operação é “plenamente complementar do ponto de vista comercial”, já que “abre para a Abanca em Portugal um maior desenvolvimento em banca universal, produz claras sinergias de receitas e reforça seu posicionamento em várias linhas de negócios estratégicas, como fora de balanço, seguros e meios de pagamento.”
A integração de negócios adquiridos tem sido um dos pilares da estratégia de crescimento do banco desde seu lançamento em 2014. O outro pilar é o crescimento orgânico, que nos primeiros nove meses deste ano trouxe 118.000 novas adesões de clientes em toda a Espanha e Portugal.
