El FEI destina 30 milhões ao novo fundo da Indico com foco na inovação em Portugal, Espanha e Itália

El FEI destina 30 milhões ao novo fundo da Indico com foco na inovação em Portugal, Espanha e Itália

MADRID 28 Nov. (EUROPA PRESS) –

O Fundo Europeu de Investimentos (FEI) comprometeu nesta sexta-feira 30 milhões de euros no novo fundo tecnológico da Indico Capital Partners, denominado ‘Indico VC Fund III’, com a missão de impulsionar empresas de inovação tecnológica em Portugal, Espanha e Itália.

As partes ressaltaram em um comunicado conjunto que o novo fundo, com um total de 125 milhões de euros, investirá desde a fase ‘seed’ até a ‘série B’ em empresas que desenvolvam soluções empresariais de ‘software as a service’ (SaaS), Inteligência Artificial (IA) e ‘deep tech’, além de empresas ativas em tecnologia espacial e oceânica.

Também foi indicado que avaliará oportunidades de empresas originárias do sul da Europa que operem atualmente nos Estados Unidos, Reino Unido ou outros mercados.

A CEO do FEI, Marjut Falkstedt, expressou sua satisfação em cooperar com a Indico Capital Partners para “apoiar o dinâmico ecossistema de inovadores tecnológicos em Portugal, Espanha e Itália”.

Ela enfatizou que, com esta operação, o FEI respaldará investimentos em empresas que têm uma “contribuição decisiva” nas áreas de IA, ‘deep tech’ e economia azul.

Por sua vez, o sócio diretor geral da Indico, Stephan de Moraes, afirmou que eles estão “orgulhosos” de lançar a terceira geração de fundos Indico.

Assim, ele destacou que o apoio do FEI “não só reflete o sólido respaldo institucional à estratégia da Indico […], mas também valida nossa trajetória e estratégia de focar em soluções empresariais de SaaS, IA e ‘deep tech’ no sul da Europa e sua diáspora”.

Em sua opinião, o fundo busca “identificar e impulsionar as melhores empresas, aproveitando o talento da região e atraindo capital internacional”.

A Indico Capital Partners atualmente gerencia mais de 240 milhões de euros através de cinco fundos e já apoiou 53 empresas que arrecadaram juntas mais de 2.500 milhões, incluindo quatro unicórnios (empresas avaliadas em mais de 1.000 milhões) apoiados por veículos anteriores.

O investimento faz parte das prioridades do grupo BEI em inovação tecnológica e digitalização, conforme disposto em sua Roteiro Estratégico 2024-2027, contando ainda com o apoio do InvestEU e do programa Portugal Blue, voltado a promover a economia azul por meio de financiamento de capital para startups, PMEs e ‘midcaps’.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.