Sony entra na corrida dos sensores de 200 MP com o novo Lytia 901

Sony LYT-901

A Sony está a ampliar seu portfólio de sensores de imagem para o mercado da fotografia móvel, anunciando o lançamento do seu primeiro sensor de imagem com 200 milhões de pixels de resolução, que promete ser um forte concorrente do popular HP2 da Samsung.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt

O LYT-901, parte da família de sensores Lytia, promete redefinir o equilíbrio entre alta resolução e desempenho em situações de iluminação desafiadoras, mantendo um formato físico que se adapta aos designs finos dos smartphones modernos, sendo consideravelmente mais compacto do que o “monstruoso” IMX989 de uma polegada.

Com uma dimensão óptica de 1/1,12 polegadas, este sensor se apresenta como uma solução robusta para captar uma grande quantidade de luz. Embora tenha uma resolução nativa extremamente alta, foi otimizado para funcionar preferencialmente com técnicas de “pixel binning”, combinando quatro pixels em um só para criar imagens de 50 megapixels com mais detalhes e menos ruído.

Sony LYT-901

Sony LYT-901

Esta arquitetura permite à Sony implementar melhorias significativas na gama dinâmica e na sensibilidade à luz, utilizando tecnologias proprietárias que separam os transistores das camadas de fotodíodos, maximizando a área de captação de luz de cada pixel individual.

Sony LYT-901

Sony LYT-901

Além da fotografia estática, a fabricante japonesa focou fortemente no vídeo e na eficiência energética. Os novos sensores contam com uma funcionalidade de HDR “sempre ligado”, que ajusta a exposição em tempo real, eliminando o atraso usual de processamento, garantindo vídeos mais suaves e equilibrados mesmo em condições de alto contraste.

Sony LYT-901

Sony LYT-901

Paralelamente, a Sony conseguiu reduzir o consumo de energia necessário para operar esses sensores de alta densidade, o que deve resultar em menos produção de calor durante gravações longas e um impacto menor na autonomia da bateria dos dispositivos.

Com isso, a marca japonesa espera resolver o problema de smartphones “a ferver” durante gravações em alta resolução ou de alta velocidade. Esse novo sensor deverá começar a ser incorporado em smartphones de alto desempenho de fabricantes principais já no início do próximo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.