O Tondela surpreendeu ao vencer o Gil Vicente por 1-0, em jogo da 12.ª jornada da I Liga. Com este resultado, a equipe da Beira saiu da zona de descida e ocupou o 16.º lugar, igualando os nove pontos de Arouca e Casa Pia, enquanto os galos mantiveram a 4.ª posição com 23 pontos.
Logo aos cinco minutos, o Tondela acertou no poste da baliza do Gil Vicente. Após uma saída errada de Andrew, a bola sobrou para Maranhão, que arriscou de longe, mas a defesa do Gil Vicente se valeu do ferro para evitar o gol.
A conexão de Maranhão com os postes se repetiu aos 38 minutos. Lançado por Jordy, o avançado do Tondela ficou isolado e, após seu remate, Andrew desviou e a bola, novamente, acabou no poste.
Após várias tentativas, o gol chegou através de uma grande penalidade. No 35.º minuto, Buatu cometeu falta sobre Jordy dentro da área, resultante de um canto. Maranhão, na cobrança do pênalti, não hesitou e enganou Andrew, colocando o Tondela em vantagem, 1-0.
Sem Pablo, lesionado, Gustavo Varela foi o escolhido para liderar o ataque do Gil, mas o maior perigo veio através de Murilo, que teve um duelo difícil com o guarda-redes Bernardo, levando a melhor o goleiro beirão.
Na segunda metade, o Gil Vicente intensificou a pressão em busca do empate, mas o Tondela resistia como podia.
Esta foi apenas a segunda derrota do Gil Vicente em casa, local onde apenas perdeu anteriormente para o FC Porto, tendo vencido os outros quatro jogos realizados em casa. A equipe de César Peixoto permanece na 4.ª posição.
Com esta vitória, o Tondela alcança sua segunda vitória na competição e sobe para o 16.º lugar, igualando em pontos com Casa Pia e Arouca.
VÍDEO: Veja o resumo do Gil Vicente-Tondela
Onze do Tondela: Bernardo; Bebeto, Marques, Bryan Medina e Maviram; Juanse, Yaya e Hugo Félix; Maranhão, Jordy e Moudjatovic.
Suplentes do Tondela: Canizares, João Afonso, Ceitil, Hélder Tavares, Hodge, Rodriguez, Rony Lopes, Ivan Cavaleiro e Tiago Manso.
Onze do Gil Vicente: Andrew; Zé Carlos, Buatu, Elimbi e Konan; Cáseres e Santi Garcia; Murilo, Luís Esteves e Joelson; Varela.
Suplentes do Gil: Dani Figueira, Zé Carlos, Bermejo, Hevertton, Agustin, Carlos Eduardo, Matín, Espigares e Rodrigues.
