Espanha lidera a interoperabilidade e digitalização dos pagamentos entre pessoas na Europa, segundo Nuek

Espanha lidera a interoperabilidade e digitalização dos pagamentos entre pessoas na Europa, segundo Nuek


MADRI 11 Dez. (EUROPA PRESS) –

A Espanha se consolidou como um “referente europeu” na adoção de pagamentos imediatos entre particulares e na digitalização das remessas internacionais, graças à penetração do Bizum e à interoperabilidade com Portugal e Itália, conforme o relatório ‘Digitalização de fluxos de pagamento entre particulares’ elaborado pela Nuek, a filial de pagamentos da Minsait (Indra), em parceria com a Analistas Financeiros Internacionais (Afi).

O estudo confirma que os pagamentos entre particulares (P2P) deixaram a fase experimental e entram em uma etapa de escalonamento, convergência funcional e internacionalização.

Por um lado, as soluções de pagamentos imediatos estão se consolidando como uma “alternativa real” ao dinheiro em vários mercados e, por outro, os usuários começam a exigir que os mesmos ‘apps’ que utilizam diariamente em seus países também lhes permitam enviar dinheiro para o exterior com a mesma facilidade, custo e rapidez.

“Nesse cenário global, a Espanha se consolida como um referente europeu na adoção de pagamentos imediatos entre particulares e na digitalização das remessas internacionais, graças à penetração do Bizum e à interoperabilidade com Portugal e Itália. O canal digital é já predominante em todas as idades e permite economias significativas em comparação com o canal físico, embora persistam desafios em termos de transparência e rastreabilidade”, destacaram os autores do relatório.

De acordo com a pesquisa realizada com a população bancarizada coletada no estudo, as transferências imediatas já são o meio utilizado por 25% dos usuários para pagar outras pessoas.

Na Espanha, as transferências imediatas entre particulares, principalmente por meio do Bizum, alcançaram uma penetração “significativa” e estão entre os países europeus líderes, ao lado de Portugal e em igualdade com outros países como o Brasil.

“Embora o Brasil (Pix) e Portugal (MB Way) tenham conseguido substituir o dinheiro como meio preferido para pagamentos entre particulares, a Espanha avança rapidamente nessa direção, com o Bizum se consolidando como uma alternativa real ao dinheiro físico. Além disso, uma vez alcançada a massa crítica em pagamentos entre pessoas, essas soluções estão se expandindo para o comércio, especialmente online. No Brasil e em Portugal, mais de 30% dos usuários preferem essas soluções para suas compras pela internet”, ressaltaram os autores.

Por outro lado, o estudo destaca que o impulso regulatório do Regulamento europeu sobre pagamentos imediatos, aprovado em 2024, obriga que os prestadores de serviços da Espanha e do restante da União Europeia (UE), que oferecem transferências em euros, também possibilitem pagamentos imediatos em menos de 10 segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana e em toda a União Europeia, com taxas que não podem ser superiores às das transferências ordinárias.

“O resultado é uma mudança de fase. De sistemas P2P domésticos isolados para um ecossistema que começa a ser mais conectado, regulamentado e interoperável, tanto dentro de cada região quanto entre regiões”, avaliou a filial de pagamentos da Minsait.

“O crescimento dos pagamentos entre pessoas reflete uma transformação profunda: os usuários já não comparam um banco com outro, mas sim sua experiência de pagamento com a que têm em qualquer outro app do celular. Esperam operar sem barreiras, em tempo real e de forma transparente, independentemente do país em que estejam eles ou suas famílias”, destacou o diretor executivo da Nuek, Javier Rey.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.