O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros o que descreve como “três pilares essenciais” da Reforma do Estado para acelerar a transformação digital do país, incluindo a Agenda Nacional para a IA. O objetivo é colocar Portugal entre os 10 líderes digitais da Europa até 2030.
No que toca à Estratégia Digital Nacional, o Ministro da Reforma do Estado explicou durante a conferência de imprensa que foi feito um “conjunto de atualizações” à estratégia aprovada pelo anterior Governo, bem como a aprovação de um novo plano de ação, que “assenta em 20 ações e 72 projetos” no âmbito da Reforma Tecnológica do Estado, dados e interoperabilidade, serviços públicos digitais, economia e regulação digital, competências digitais e IA.
A Agenda Nacional para a IA assenta em quatro eixos: Infraestrutura e Dados; Inovação e Adoção; Talento e Competências; e Responsabilidade e Ética. Ao todo, a Agenda é operacionalizada através de 32 iniciativas que abrangem todo o ecossistema, entre universidades, centros de investigação, empresas e Administração Pública.
O Pacto de Competências Digitais é estruturado em torno de três eixos estratégicos, através de 17 iniciativas, com um conjunto de metas em vista até 2030. Entre elas, alcançar a marca dos 100% de cobertura de redes 5G, ter 80% da população com competências digitais básicas, ter 40% da população com competências Intermédias/Aprimoradas e 7% com competências Tecnológicas Emergentes.
O Conselho de Ministros aprovou a Estratégia Digital Nacional – Plano de Ação 2026–2027, a Agenda Nacional de IA e o Pacto de Competências Digitais. Estes são “três pilares essenciais” da Reforma do Estado para acelerar a transformação digital do país, com o objetivo de o colocar entre os 10 líderes digitais da Europa até 2030.
Na lista de medidas destacadas também incluem formação em competências digitais para Pequenas e Médias Empresas (PME), um suplemento para bolsas de doutoramentos em IA, formação acelerada em IA na Administração Pública, centros de IA sectoriais e um centro de excelência desta tecnologia para a Administração Pública, um programa de aceleração de startups em IA responsável, e cursos de especialização de curta duração para áreas tecnológicas emergentes.
A notícia foi atualizada com mais informação.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
