MADRID 17 Dez. (EUROPA PRESS) –
As ações da Ercros estavam em alta de cerca de 3% na Bolsa por volta das 11h30 desta quarta-feira, após a Bondalti Ibérica, filial do grupo português Bondalti, anunciar a redução da condição mínima de aceitação da oferta pública de aquisição (OPA) voluntária feita sobre a química catalã.
Esta modificação representa “um trato mais favorável para os destinatários”, conforme informou a empresa lusa à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV).
Nesse contexto, as ações da Ercros subiram 3% no Mercado Continuo, onde estão listadas, alcançando 3,43 euros por título, ainda abaixo dos 3,505 euros oferecidos pela empresa portuguesa em sua OPA, o que representa um desconto de aproximadamente 2,1% em relação ao preço da oferta.
Inicialmente, a oferta exigia a adesão de pelo menos 68,57 milhões de ações, equivalentes a 75% do capital com direito a voto da Ercros. Após a revisão, bastará que a OPA seja aceita por um número de ações suficiente para que o oferente alcance mais de 50% dos direitos de voto efetivos ao final do período de aceitação. Com o capital atual da companhia, esse novo limite será atingido se a oferta receber o apoio de pelo menos 45,7 milhões de ações.
Bondalti Ibérica prevê manter o domicílio social e a direção operacional da Ercros em Barcelona, e considera excluí-la da cotação caso a OPA seja bem-sucedida. O período de aceitação deverá começar em janeiro, segundo fontes do mercado.
A decisão de manter a sede na capital catalã reflete o estreito vínculo com a indústria local, onde estão localizadas as principais plantas da Ercros e o núcleo estratégico do negócio químico ibérico.
Bondalti Ibérica notificou a operação em 9 de julho de 2024 e recebeu autorização em segunda fase, com compromissos da Comissão Nacional de Mercados e da Concorrência (CNMC) para assumir o controle total do grupo catalão por meio de uma OPA não solicitada.
A operação aguarda a publicação do prospecto pela CNMV, último passo antes do lançamento. Assim que publicado, será aberto o período oficial de aceitação.
A oferta valoriza a Ercros em cerca de 320 milhões de euros, com base em 3,505 euros por ação, e o objetivo da empresa lusa é retirar a espanhola da Bolsa, alinhando-se ao seu modelo de gestão não cotado.
Bondalti é um grupo industrial português presente na Espanha há mais de 20 anos e faz parte do Grupo José de Mello, uma das maiores empresas familiares de Portugal, com mais de 120 anos de história. Com uma base acionária sólida, o grupo adota uma estratégia de investimentos a longo prazo.
A empresa, especializada em produtos químicos e tratamento de água, emprega mais de 200 pessoas na Espanha e possui duas plantas em Torrelavega (Cantábria) e Alfaro (La Rioja), um centro logístico em Vigo e escritórios em Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logroño.
