A Huawei continua a se dedicar ao desenvolvimento de tecnologias avançadas em wearables, incluindo suas linhas de smartwatches e auriculares. De acordo com os dados mais recentes da IDC, a fabricante chinesa alcançou a liderança do mercado global, com uma quota de 20,2%, correspondente a 9,9 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2025. Este resultado representa um crescimento anual de 11,7%, consolidando sua posição em relação ao ano anterior, apesar de uma ligeira queda de 0,1% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A Xiaomi ocupa a segunda posição, com 9,5 milhões de unidades distribuídas no segundo trimestre, alcançando 19,3% de participação de mercado e um impressionante crescimento anual de 61%. A Apple segue em terceiro lugar com 7,4 milhões de unidades e 15% do mercado, apresentando um crescimento positivo de 28%. A Samsung e a BBK completam o Top 5, com 3,2 milhões e 3 milhões de unidades, correspondendo a 6,5% e 6% de quota, respectivamente.
Desde 2015, a marca vendeu 200 milhões de unidades, com um crescimento de 42,5% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Aproveitando seu momento positivo no mercado, a Huawei se prepara para lançar uma nova linha de wearables em Paris, incluindo smartwatches e auriculares. O evento, com o tema “Ride the Wind”, está agendado para o dia 19 de setembro.
O portfólio atual da Huawei inclui os smartwatches Watch FIT 4, que possui um mostrador quadrado, e o Watch GT 5, que se destaca pelas funcionalidades de saúde TruSense. O Watch 5 oferece um design clássico e dois modos de bateria avançados. O modelo Watch Ultimate é voltado para profissionais que buscam suporte em atividades de alta performance, como mergulho, golfe e expedições. Em breve, a Huawei deve atualizar estas linhas com novas gerações, incluindo onovo Watch GT 6, além de novos smartphones e tablets que estão entrando no mercado ocidental, com o objetivo de fortalecer sua posição no setor de equipamentos inteligentes.
A Huawei enfatiza o impacto do modelo Watch D2, o primeiro smartwatch a oferecer Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial (MAPA) diretamente no pulso. Considerada uma funcionalidade com rigor clínico, atende aos regulamentos da União Europeia para equipamentos médicos, estabelecendo um novo padrão na integração da saúde em tecnologia de consumo.
O evento em Paris permitirá à Huawei apresentar suas inovações mais recentes em equipamentos, destacando as atualizações de seu departamento de I&D, “com o objetivo de oferecer produtos que aprimorem a experiência do usuário em termos de funcionalidade e estilo”, afirma a fabricante em comunicado.
AHuawei afirma que continua a investir em mais de 10 centros globais de Pesquisa e Desenvolvimento, além de três laboratórios focados em ciência do esporte. A empresa detém 1.000 patentes na área de wearables inteligentes, usando o sistema TruSense que facilita a monitorização rápida e precisa de dados, os quais podem ser apresentados a profissionais de saúde, assim como ocorreu com modelos anteriores.
Os tablets, por sua vez, se destacam pela tecnologia PaperMatte Display, proporcionando uma experiência de leitura semelhante à do papel,sendo mais uma potencial alternativa aos leitores de eBooks.Os tablets oferecem ferramentas de produtividade e prometem alto desempenho. Com o M-Pencil e aplicativos como GoPaint e Huawei Notes, os usuários podem escrever de forma similar à escrita em papel. Durante a apresentação, a Huawei também fará uma atualização na sua tecnologia e dará início à iniciativa GoPaing Worldwide Creating Activity, com o intuito de inspirar a nova geração de criadores.
Com o lançamento do novo smartwatch, a Huawei apresenta uma campanha de descontos, oferecendo um vale de 50 euros para a nova geração da família Watch GT. A oferta estará disponível a partir da data de lançamento da nova geração de smartwatches.