Conforme os dados divulgados neste domingo, 14 de setembro, 16.594 candidatos se apresentaram ao concurso, resultando em 9.313 vagas não preenchidas. A área de Engenharia e Técnicas Afins é a que apresenta o maior número de lugares disponíveis: 2.030. No JE, você pode consultar todos os dados da 2.ª fase do CNAES 2025.
A segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior público teve 8.824 estudantes colocados, representando um aumento de 10% em relação aos 795 do ano passado. Neste domingo, 14 de setembro, foi anunciado que 16.594 candidatos se inscreveram, resultando em 9.313 vagas ainda abertas.
A área de Engenharia e Técnicas Afins foi a que mais vagas deixou em aberto: 2.030. Em seguida, estão Ciências Empresariais, com 1.567, e Serviços Pessoais, com 1.078. Mesmo a área de Direito, tradicionalmente muito procurada no Ensino Superior, ainda possui 13 vagas disponíveis. Ciências da Vida, uma área igualmente bastante requisitada, deixou 568 lugares por preencher. Ciências Veterinárias conta com 85 vagas, Matemática e Estatística possuem 94 e Informação e Jornalismo, que geralmente também se esgota, tem 75 lugares ainda disponíveis, todos apresentando um desempenho inferior em comparação com anos anteriores.
Você pode consultar todos os dados da 2.ª fase do CNAES 2025 FASE_2_2025.
Na 1.ª fase do concurso, 43.899 estudantes foram colocados, dos quais 39.498 (90%) realizaram a matrícula e inscrição.
Os dados indicam que nesta segunda fase, o número total de vagas lançadas foi de 15.903, às quais foram adicionadas 2.167 vagas liberadas por candidatos que foram colocados e matriculados na primeira fase e que agora foram realocados nesta segunda fase, além de 67 vagas adicionais.
O período para os estudantes realizarem a matrícula e inscrição nas instituições em que foram colocados começa nesta segunda-feira, dia 15, e termina no dia 17.
Para finalizar o concurso deste ano, resta apenas uma fase, e cada universidade e instituição politécnica decidirá sobre a abertura de uma terceira fase do concurso para cada um de seus cursos. O documento enviado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação esclarece que, quando uma instituição de ensino superior opta por abrir uma terceira fase, determina ainda o número de vagas, que não pode exceder as vagas remanescentes da segunda fase, além das vagas que não foram ocupadas pelos estudantes que não realizaram a matrícula e inscrição.
As vagas disponíveis para a terceira fase serão anunciadas no dia 22 de setembro no site da Direção-Geral do Ensino Superior: http://www.dges.gov.pt.
As candidaturas para a terceira fase do concurso poderão ser feitas de 23 a 25 de setembro através do sistema online, no site da DGES.
Vagas, candidatos em 1.ª opção e colocados na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso por instituição.
A reintrodução dos exames no Ensino Secundário pode ser um fator que contribui para a queda significativa no número de estudantes no Ensino Superior neste ano. Os dados demonstram um excesso de oferta e inadequação à demanda.