A Asterion adquire um centro de dados em Covilhã (Portugal) por 120 milhões

A Asterion adquire um centro de dados em Covilhã (Portugal) por 120 milhões
Campus do Data Center da Covilhã.

– ASTERION

MADRID 28 Nov. (EUROPA PRESS) –

A Asterion Industrial Partners, firma de investimento em infraestruturas, anunciou nesta sexta-feira sua entrada no mercado de centros de dados em Portugal com a compra do Campus do Data Center da Covilhã, pertencente à Altice Portugal, por 120 milhões de euros.

A empresa detalhou em um comunicado que a operação, estruturada como venda de ativo não estratégico, foi realizada por meio do fundo ‘Asterion Infrastructure Fund III’, cujo fechamento em 3.400 milhões de euros foi anunciado em setembro passado.

O centro de dados da Covilhã conta atualmente com 6,8 Megawatts (MW) de capacidade instalada e um design modular que permite uma expansão significativa, podendo adicionar até 75 MW adicionais através de novos módulos integrados ao campus existente, além da possibilidade de alcançar aproximadamente 175 MW em terrenos adjacentes que já possuem fornecimento elétrico garantido.

Localizado a 200 quilômetros do Porto e 220 quilômetros de Lisboa, o centro pode atender tanto o mercado português, incluindo hiperescaladores, quanto operadores europeus na área de IA que necessitam de infraestrutura de computação de alto desempenho.

Além disso, foi especificado que a Altice Portugal – principal operador de telecomunicações do país – continuará sendo o principal cliente do centro da Covilhã sob um contrato de serviços de longo prazo, o que, na visão da gestora, reforça uma aliança estratégica que proporciona continuidade e visibilidade a ambas as partes.

Para a firma de investimento, o mercado português tem várias vantagens, como preços de energia competitivos, uma conectividade terrestre robusta e um ambiente regulatório favorável.

“Portugal também se destaca como um dos mercados de fibra óptica mais avançados da Europa e se beneficia de um sistema energético resiliente, apoiado por investimentos significativos em geração renovável”, acrescentaram.

O fechamento da operação, sujeito às aprovações regulatórias pertinentes, está previsto para o primeiro trimestre de 2026, enquanto a Asterion contou com o assessoramento jurídico de Clifford Chance e Morais Leitão, além de ter a EY como consultoria financeira e fiscal.

Esta é a segunda operação da Asterion no setor de centros de dados, após a venda no ano passado da Nabiax, a plataforma na Espanha que a empresa havia desenvolvido com a Telefônica desde 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.