MADRI, 11 de novembro. (EUROPA PRESS) –
O faturamento do mercado ibérico de distribuição alimentar alcançou em 2024 os 138.980 milhões de euros, com um crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior, segundo o relatório “Distribuição Alimentar – Mercado Ibérico” do observatório setorial DBK de Informa.
O relatório também conclui que a Espanha concentra 84% do mercado, com um volume de negócios de 116.280 milhões de euros, enquanto em Portugal o mercado ascendeu a 22.700 milhões de euros, com uma participação de 16%. Ambos os países registraram crescimentos entre 3,5% e 4%.
Por setores, os supermercados e autosserviços representaram 81% do faturamento total, com vendas de 112.600 milhões de euros, e os hipermercados atingiram 19.390 milhões de euros, enquanto o canal cash & carry experimentou um crescimento de vendas de 3,2%, totalizando 6.990 milhões de euros.
O relatório afirma que os supermercados e autosserviços serão o segmento com maior crescimento, aumentando a oferta de produtos frescos preparados; melhorando os serviços de entrega em domicílio e retirada na loja; estabelecendo acordos com plataformas especializadas e otimizando os processos logísticos.
