MADRID 30 Out. (EUROPA PRESS) –
A Acciona ganhou a operação e manutenção de doze estações de tratamento de águas residuais (ETAR) no Alto Minho Interior (Portugal) por um total de 11,78 milhões de euros e um período de sete anos, com possibilidade de prorrogação por mais três anos.
As instalações estão localizadas nos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Melgaço, Monção, Valença e Paredes de Coura, atendendo a mais de 108.000 habitantes e contando com 66 estações de bombeamento de águas residuais e 144 quilômetros de conduções, conforme informou a empresa em comunicado.
Na proposta da Acciona destacam-se ações voltadas para a sustentabilidade, visando reduzir os resíduos gerados, os produtos químicos consumidos e o consumo energético da rede externa, tanto das plantas quanto das estações de bombeamento.
A empresa também incorporará propostas para ajudar a diminuir os impactos ambientais associados à exploração dos sistemas de saneamento, como a implementação de novos procedimentos para aumentar a confiabilidade das instalações.
Algumas das estações de tratamento incluídas no contrato foram construídas pela própria empresa, como as de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Barbeita, embora este seja o primeiro contrato da Acciona com Águas do Norte na área de operação e manutenção de suas infraestruturas.
Recentemente, a Acciona foi responsável pelo tratamento das águas da estação de tratamento de Vilamoura, no Algarve, e da ETAR de Carvalhal, em Mafra, uma vila portuguesa no distrito de Lisboa.
Em Portugal, a Acciona participou na construção de mais de 70 projetos de infraestrutura, sendo um de seus primeiros mercados internacionais, destacando-se a Estação do Oriente (Lisboa), a Ponte Infante Dom Henrique (Porto), o porto desportivo de Olhão (Algarve) e a Barragem de Alqueva (Alentejo).
No setor de água, a empresa construiu mais de 30 plantas de tratamento de águas residuais e de água potável, entre elas a estação de tratamento de Alcantarilha, a ETAR Faro-Olhão e a ETAR Companheira, todas localizadas na região do Algarve, ou a ETAR de Ermidas do Sado, que atenderá na região centro-sul do país.
