De acordo com a VitalAire Portugal, a Samsung destaca que um em cada cinco portugueses, especialmente homens acima de 40 anos, é afetado pela apneia do sono. Essa condição é marcada por paradas respiratórias durante o sono, o que pode ter sérias consequências para a saúde e impactar negativamente a qualidade de vida.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e
acompanhe tudo em tek.sapo.pt
O Galaxy Watch foi recentemente atualizado para detectar a apneia do sono, uma novidade que chega atrásra a Portugal e a outros países, totalizando mais de 70 mercados globais. Essa funcionalidade está disponível através da aplicação Samsung Health. É um compromisso da fabricante em melhorar a qualidade de vida dos usuários, além de facilitar a compreensão dos seus padrões de sono.
Veja na galeria imagens do Samsung Galaxy Watch8 Series
A nova funcionalidade permite analisar as métricas dos dados registrados pelo Galaxy Watch durante o sono, utilizando inteligência artificial. Ao identificar precocemente esses possíveis sintomas, o smartwatch visa ajudar na prevenção de complicações de saúde associadas a essa condição comum, mas frequentemente não diagnosticada. O dispositivo busca detectar sinais de apneia obstrutiva do sono, de grau moderado a grave, registrando as interrupções respiratórias significativas em adultos. Segundo a fabricante, são necessárias apenas duas noites de monitoramento para que o relógio apresente um diagnóstico.
Além da detecção da apneia, o Galaxy Watch oferece outras métricas de bem-estar e sono em seu ecossistema. O sistema de Pontuação de Energia é uma das mais recentes ferramentas, que registra a qualidade do sono, a frequência cardíaca, a atividade física e o estresse, refletindo o estado geral do equilíbrio físico e mental do usuário. Com esse índice, é possível avaliar o impacto de comportamentos como consumo de álcool e refeições tardias, permitindo que os usuários tomem decisões mais saudáveis.
O Índice Antioxidante mede os níveis de carotenóides na pele, que servem como marcadores naturais da ingestão de antioxidantes. A Samsung afirma que essa funcionalidade fornece feedback imediato, além de sugerir melhorias, como aumentar o consumo de frutas e vegetais. A hidratação, um ponto essencial das rotinas de saúde, também é lembrada através de alertas.
O Treinador de Sono utiliza algoritmos de IA para interpretar dados biométricos e fornecer orientações personalizadas, promovendo um descanso mais profundo e uma vida mais equilibrada, com recomendações sobre os melhores horários para dormir e outros hábitos que ajudam no descanso.
Através do SmartThings, é possível conectar outros dispositivos relacionados ao bem-estar, que avaliam fatores como temperatura, umidade, CO2 e luminosidade do ambiente para auxiliar no descanso. A nova funcionalidade de detecção da apneia do sono foi implementada após a autorização do regulador europeu, que garantiu que o wearable atenda às normas de saúde.
