Na próxima segunda-feira, o Moreirense enfrenta o FC Porto, num jogo que encerra a 9ª jornada da Primeira Liga. Ambas as equipas chegam a este confronto após derrotas, sendo que a do Moreirense resultou na eliminação da Taça de Portugal, o que aumenta a necessidade de uma resposta imediata.
Os jogadores minhotos almejam aproximar-se dos lugares mais altos da tabela, enquanto o FC Porto busca reduzir a distância em relação aos seus rivais diretos na corrida pelo título.
Momento de forma
O Moreirense chega a este embate com uma forma em declínio. Após um início promissor na liga, com quatro vitórias em cinco jornadas, a equipa só conseguiu um triunfo nos últimos quatro jogos.
Embora a derrota contra o Sporting, o bicampeão, possa ser considerada aceitável, a derrota para o Nacional no campeonato e a precoce eliminação da Taça de Portugal frente ao Fafe são motivo de reflexão.
Deste modo, a equipa liderada por Vasco Botelho da Costa precisa urgentemente de encontrar um caminho de volta às sensações positivas do início da liga. Uma vitória contra o FC Porto seria certamente um impulso nesse sentido.
No entanto, a tarefa não será fácil. O FC Porto, que até atrásra tem demonstrado ser imbatível no campeonato, lidera isoladamente a competição.
A recente derrota para o Nottingham Forest, a primeira da temporada, trouxe um revés à mística vitoriosa dos dragões, que atrásra procuram uma resposta rápida e o restabelecimento do seu bom desempenho em casa.
Histórico de confrontos
Este será o 35º encontro entre Moreirense e FC Porto. No histórico, os portistas dominam com 25 vitórias, enquanto os minhotos conquistaram apenas três triunfos.
Esse domínio também se traduz nos jogos da liga, onde o FC Porto contabiliza 21 vitórias, com somente uma para o Moreirense e ainda seis empates.
A vantagem do FC Porto não é tão pronunciada em jogos realizados na casa do Moreirense. Em 14 visitas, o FC Porto venceu sete e empatou seis, tendo perdido uma vez.
A última vitória do Moreirense sobre o FC Porto ocorreu na última jornada da temporada 2016/17, quando a equipa de Petit assegurou a manutenção ao vencer por 3-1, com golos de Emmanuel Boateng, Maciel e Alex Freitas.
Por outro lado, o FC Porto teve mais sucesso na última vez que jogou em Moreira de Cónegos. Na 15ª jornada do campeonato passado, a equipa venceu por 0-3, com golos de Samu, Rodrigo Mora e André Franco.
O que dizem os treinadores
Vasco Botelho da Costa, treinador do Moreirense: “Acredito que conseguiremos encontrar espaços e identificar onde atingir o FC Porto. Precisamos de focar nas nossas capacidades, teremos posse de bola em certos momentos e podemos superar a forte pressão que o FC Porto exerce, tal como fizemos em Alvalade até um certo ponto.”
Francesco Farioli, treinador do FC Porto: “O Moreirense tem o melhor registo em casa, venceram todos os jogos. Este será um desafio exigente para nós, são uma equipa bem organizada e orientada pelo Vasco Botelho da Costa. Precisamos estar preparados para competir.”
O árbitro
João Gonçalves foi designado para arbitrar esta partida. O árbitro da Associação de Futebol do Porto contará com a assistência de Pedro Ribeiro e Ângelo Carneiro, enquanto Anzhony Rodrigues será o quarto árbitro.
A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Rui Oliveira e Nuno Eiras.
Esta é a décima vez que João Gonçalves apita jogos do Moreirense. Nos outros nove encontros, a equipa minhota registrou seis vitórias, um empate e duas derrotas.
O FC Porto encontra-se pela sétima vez sob a arbitragem deste juiz, tendo vencido todos os seis jogos anteriores.
