Aprovado Acordo entre SPAC e Consórcio Newtour/MS Aviation para Azores Airlines

Aprovado Acordo entre SPAC e Consórcio Newtour/MS Aviation para Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou que, na Assembleia de Empresa da Azores Airlines, foi aprovada, com 75% dos votos, a negociação feita entre a direção do SPAC e o consórcio Newtour/MS Aviation. Este acordo, considerado “histórico”, é parte das negociações para a privatização da Azores Airlines, com o objetivo de “garantir o futuro da companhia aérea açoriana”.

O SPAC destacou que este voto expressivo representa um mandato claro para a redação final do instrumento regulador, reafirmando a confiança dos pilotos na sua estrutura sindical.

O acordo alcançado garante a proteção total dos postos de trabalho e a intangibilidade da remuneração base e dos ‘per diems’ dos pilotos.

Adicionalmente, o comunicado menciona que “medidas de perfil estritamente temporário, com prazos definidos, metas objetivas e mecanismos de monitorização conjunta e auditoria sob a supervisão do SPAC”, serão implementadas para assegurar transparência e controle em todas as etapas do processo.

Este resultado é fruto de um trabalho intenso, disciplina negocial e profissionalismo por parte do SPAC e dos seus associados, que conseguiram apresentar soluções viáveis em um processo complexo e desafiador.

Frederico Saraiva de Almeida, vice-presidente do SPAC, afirmou que “os pilotos fizeram tudo o que podiam para construir soluções” e que não aceitarão ser responsabilizados por quaisquer falhas que possam surgir ao longo do processo.

O sindicato também elogiou a “postura construtiva e colaborativa” do consórcio Newtour/MS Aviation, cuja atitude transparente foi fundamental para criar um clima de confiança mútua e para desenvolver uma solução equilibrada e sustentável.

Frederico Saraiva de Almeida ressaltou que “trabalhamos com rigor, transparência e responsabilidade. O acordo proporciona previsibilidade à empresa e protege a dignidade profissional dos pilotos”.

O SPAC afirmou que a versão final do acordo incluirá “mecanismos jurídicos vinculativos” que serão aplicáveis ao futuro conselho de administração, “assegurando a implementação completa do que foi negociado”.

As próximas etapas do processo incluem: a redação e aprovação formal do instrumento regulador, a definição de um calendário, métricas e mecanismos de reporte, e a instalação da Comissão de Acompanhamento SPAC/consórcio para monitorização contínua e eventuais correções de rumo.

O SPAC apelou às demais partes envolvidas no processo de privatização da Azores Airlines que mantenham o “mesmo espírito de empenho e compromisso”, assegurando a realização do processo no melhor interesse da companhia, dos trabalhadores e da Região Autónoma dos Açores.

Por fim, o sindicato reafirma que “não poderá ser responsabilizado por eventuais desfechos adversos resultantes de decisões fora do seu controle”.

A declaração do SPAC ocorre em um momento em que se está negociando a privatização da Azores Airlines, pertencente ao grupo SATA e que opera do arquipélago dos Açores para o exterior, com o consórcio Newtour/MS Aviation. O Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) já admitiu a possibilidade de uma negociação particular ou do fechamento da companhia, caso não seja alcançado um acordo.

No dia 31 de outubro, o Governo Regional informou que o presidente do júri do concurso de privatização adiou para esta segunda-feira o prazo do consórcio para apresentar uma “proposta firme”.

Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para a reestruturação da companhia aérea, totalizando 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo a reorganização da sua estrutura e o desinvestimento de uma participação de controle (51%).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.