Qual é la plus belle cidade de todo o mundo, atraindo mais de 18 milhões de visitantes só em 2025?
Paris foi eleita a cidade mais atrativa do mundo pelo quinto ano consecutivo, ocupando novamente o primeiro lugar no Índice dos 100 Melhores Destinos Urbanos, elaborado pela empresa de análise de dados Euromonitor International.
Este ano, a Cidade da Luz registrou um grande fluxo turístico, impulsionado pela reabertura da Notre Dame e pela concentração de fãs que vieram celebrar a conquista do Paris Saint-Germain (PSG) na Liga dos Campeões.
De acordo com o relatório, a metrópole estava bem preparada, graças à sua política de turismo e infraestrutura.
O índice avalia as principais cidades do mundo e as classifica com base em critérios que incluem turismo, sustentabilidade, desempenho econômico, saúde e segurança.
A Europa continua a dominar o ranking de 2025, com seis cidades entre as dez mais atrativas. Madrid está em segundo lugar, Roma e Milão ocupam a quarta e quinta posições, respectivamente, Amsterdã é a sétima e Barcelona subiu duas posições para o oitavo lugar.
Londres, que no ano anterior ficou fora do top 10, caindo para a 13ª posição, continua sua trajetória de queda e ocupa atrásra o 18º lugar, entre Hong Kong, que está em 17º, e Quioto, em 19º.
Embora Londres tenha conquistado o quarto lugar no ranking global de infraestrutura turística, não se destacou em políticas de turismo, saúde, segurança e sustentabilidade.
A região Ásia-Pacífico também teve um bom desempenho, com Tóquio em terceiro lugar, Singapura em nono e Seul subindo para o 10º lugar. Tóquio ocupa o terceiro lugar mundial em infraestrutura turística, consolidando-se por meio de grandes investimentos no Aeroporto Internacional de Narita, que inclui planos para uma terceira pista e extensão da segunda, dobrando a capacidade de passageiros até 2039.
Nova Iorque, novamente em sexto lugar, é a única cidade americana no top 10. Los Angeles, que subiu cinco posições para o 13º lugar, é a segunda cidade americana mais bem classificada. Orlando, na Flórida, destacou-se no desempenho turístico, impulsionado pelas viagens internas e pela inauguração do parque temático Epic Universe no Universal Orlando Resort, em maio de 2025.
Banguecoque mantém sua posição como líder em política e atratividade turística, sendo a cidade número um em chegadas internacionais, com uma previsão impressionante de 30,3 milhões de viagens internacionais em 2025, segundo a Euromonitor International.
Hong Kong está em segundo lugar em chegadas internacionais, com 23,2 milhões de viagens previstas. Londres ocupa a terceira posição, com 22,7 milhões, e Macau, com 20,4 milhões, completa o quarto lugar.
A Euromonitor International destaca várias tendências para 2025. Para lidar com o excesso de turismo, cidades ao redor do mundo estão reformulando suas estratégias para focar no valor e não no volume, buscando atrair visitantes que permaneçam mais tempo, gastem mais e interajam de forma mais responsável com o ambiente e a cultura locais.
Preocupações com segurança, aumento do turismo, excesso de turistas e pressões inflacionárias levaram alguns destinos a rever taxas de entrada e a acelerar a adoção de sistemas eletrônicos de autorização de viagem, o que influenciará o apelo turístico das cidades a longo prazo.
Em 2025, tanto o Reino Unido quanto os EUA aumentarão suas taxas, enquanto a UE se prepara para implementar seu Sistema Europeu de Autorização de Viagem no próximo ano, que incluirá taxas mais elevadas. O Japão também está considerando uma série de mudanças que incluem taxas de visto mais altas e um novo sistema eletrônico de autorização de viagem que pode ser lançado até 2028.
Top 10 cidades-destino da Euromonitor International para 2025:
1. Paris
2. Madrid
3. Tóquio
4. Roma
5. Milão
6. Nova Iorque
7. Amsterdã
8. Barcelona
9. Singapura
10. Seul
Top 10 cidades para chegadas internacionais em 2025:
1. Banguecoque (30,3 milhões de viagens internacionais)
2. Hong Kong (23,2 milhões)
3. Londres (22,7 milhões)
4. Macau (20,4 milhões)
5. Istambul (19,7 milhões)
6. Dubai (19,5 milhões)
7. Meca (18,7 milhões)
8. Antália (18,6 milhões)
9. Paris (18,3 milhões)
10. Kuala Lumpur (17,3 milhões)
