As Melhores Fotografias do Fotojornalismo Mundial Expostas em Oeiras

Invasão de Drones Russos na Estônia: Conflito Militar Torna-se 'Inevitável'

As fotografias do World Press Photo 2025 vão estar expostas em Oeiras, a partir desta quarta-feira, após a inauguração. As melhores fotografias do fotojornalismo mundial estarão em exposição no Parque dos Poetas até 11 de dezembro, das 10:00 às 20:00. A entrada é livre e há audioguia gratuito disponível.

“Depois do sucesso das edições anteriores, o Parque dos Poetas volta a ser ponto de encontro para quem procura ver o mundo através da lente de grandes fotojornalistas. A edição deste ano reúne 42 imagens premiadas no World Press Photo 2025, escolhidas entre mais de 59 mil candidaturas de 3778 fotógrafos, vindos de 141 países. São fotografias que atravessam geografias e as histórias revelam o lado mais humano dos acontecimentos que marcaram o último ano”, avança a organização, a cargo do jornal Nascer do Sol, do mesmo grupo da CNN Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e a Fundação World Press Photo, em comunicado.

Entre as fotografias premiadas, está a Foto do Ano, o retrato de um menino palestiniano sem braços, vítima de um ataque em Gaza, captado por Samar Abu Elouf, o olhar de Florian Bachmeier sobre Anhelina, uma menina ucraniana de seis anos marcada pela guerra, e a história silenciosa de Ana Maria Jeremias, trabalhadora doméstica imigrante retratada pela portuguesa Maria Abranches.

“A mostra reflete sobre as consequências dos conflitos armados, as migrações e as crises ambientais, mas também sobre histórias de dignidade e resistência: os protestos em Tbilisi, na Geórgia, as cheias devastadoras no Brasil, a travessia de migrantes chineses entre o México e os Estados Unidos ou os retratos de identidade e género na Europa contemporânea”, acrescenta o comunicado.

O World Press Photo assinala este ano 70 anos de história. Desde 1955, o concurso mantém viva a missão de defender a liberdade de imprensa e de combater a desinformação, celebrando a fotografia como um dos mais fortes instrumentos de memória, consciência e verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.