Booking e Spotify: As Primeiras Apps Integradas ao ChatGPT

Booking e Spotify: As Primeiras Apps Integradas ao ChatGPT

O ChatGPT começará a incorporar aplicações diretamente nas conversas, possibilitando o uso de outros serviços sem precisar sair do chat com o assistente inteligente, permitindo interações diretas para acessar funcionalidades de terceiros.

A novidade foi anunciada durante a conferência de desenvolvedores da OpenAI, onde foram apresentadas as primeiras integrações. A partir da próxima segunda-feira, será viável interagir com essas aplicações via ChatGPT. Os primeiros exemplos dessa integração incluem Booking.com, Expedia, Spotify, Figma, Coursera, Zillow e Canva, e mais opções devem surgir em breve.

Fique por dentro das principais notícias de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt

Um dos exemplos mencionados pela OpenAI foi o da Uber. A intenção é que o uso dessas aplicações integradas no ChatGPT seja cada vez mais simplificado, permitindo que o usuário faça login diretamente em sua conta de outra aplicação a partir do ChatGPT. Ao solicitar um serviço, quando o usuário digita o nome da aplicação, será necessária a autenticação para que a integração seja ativada.

“Queremos que o ChatGPT seja um meio para que as pessoas avancem, se tornem mais produtivas, mais criativas, aprendam rapidamente e façam tudo que pretendem melhorar em suas vidas”, destacou o cofundador e CEO da OpenAI durante a apresentação da novidade.

Essa nova integração de aplicativos proporcionará “uma nova geração de aplicações interativas, adaptáveis e personalizadas, com as quais se pode dialogar”, acrescentou.

Esta é uma novidade não só para os usuários, mas também representa uma oportunidade para desenvolvedores, que passam a contar com mais uma forma de conectar suas aplicações a usuários finais. Um preview do kit de desenvolvimento (SDK) Apps será disponibilizado, permitindo que mais aplicações se integrem diretamente ao ChatGPT, além das que já estão previstas. A empresa também anunciou para em breve o lançamento de diretrizes sobre como monetizar essa integração com o ChatGPT.

Esta não é a primeira iniciativa da OpenAI para criar um ecossistema de aplicações em torno do ChatGPT. Já existia a GPT Store, mas a grande novidade está no nível de integração que as aplicações terão com a tecnologia da empresa. Na GPT Store, as aplicações de parceiros funcionavam de forma autônoma, enquanto a nova proposta visa utilizar o ChatGPT para responder em nome das aplicações integradas.

Veja exemplos da integração de apps no ChatGPT

Exemplos concretos de como tudo funcionará foram apresentados: será possível usar os recursos da plataforma Coursera diretamente no ChatGPT com perguntas como: “Coursera, podes ensinar-me algo sobre machine learning?”. Também será possível criar e ouvir listas de reprodução no Spotify apenas digitando no ChatGPT: “Spotify, cria uma lista de reprodução para a minha festa esta sexta-feira”. Os usuários também poderão receber recomendações de músicas via ChatGPT com base no humor, tema ou assunto.

Com a aplicação imobiliária Zillow, a OpenAI demonstrou que é viável solicitar ao ChatGPT a pesquisa de apartamentos na área desejada e dentro de uma faixa de preço, recebendo um mapa interativo com as opções disponíveis.

A OpenAI revelou que essas mudanças foram viabilizadas através do Model Context Protocol (MCP), que permite aos desenvolvedores conectar suas fontes de dados a um sistema de IA. Os resultados dessa integração podem variar em abrangência, com algumas aplicações podendo exibir vídeos no ChatGPT, que aparecerão na parte superior da página e serão ajustados conforme a evolução da conversa com os usuários.

Na mesma conferência, Sam Altman prometeu, em um encontro com jornalistas, que a OpenAI quer focar mais no setor empresarial e em produtos que atendam diversas indústrias, conforme relatado pela Reuters. Essa integração de aplicativos também será aplicada em ferramentas de uso profissional. No comunicado divulgado pela empresa, a integração das primeiras aplicações empresariais no ChatGPT está prevista para o final do ano. O lançamento de um novo kit para o desenvolvimento de agentes de IA, o AgentKit, também é um indicativo de atenção a este mercado.

A privacidade e a quantidade de informações pessoais que podem surgir dessas integrações também foram discutidas, com todos os participantes garantindo que os dados pessoais envolvidos nas integrações são mínimos e que as parcerias com a OpenAI não abrem espaço para o uso dos dados de clientela no treinamento de seus modelos de IA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.