MADRI 26 Nov. (EUROPA PRESS) –
A Castellana Properties, empresa especializada na aquisição e gestão de centros e parques comerciais na Espanha e em Portugal, registrou no primeiro semestre fiscal, de abril a setembro de 2025, um lucro líquido recorde de 61,8 milhões de euros, cifra que representa um aumento de 87,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A receita líquida operacional alcançou 56,9 milhões de euros, um crescimento de 8,7% em comparação com o primeiro semestre fiscal do ano anterior, enquanto o resultado bruto de exploração (Ebitda) avançou 83,9%, totalizando 49,8 milhões de euros.
Por sua vez, a Receita Bruta de Aluguéis (GRI) chegou a 63,2 milhões de euros ao final do semestre, representando um crescimento comparativo de 8,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O valor bruto dos ativos (GAV) da Castellana Properties subiu 6,7%, atingindo 1.772 milhões de euros, com um crescimento comparável de 2,3%.
A empresa destacou que esses números foram impulsionados também pela aquisição, em abril passado, do Forum Madeira, quinto ativo que a empresa possui em Portugal.
“Os resultados do primeiro semestre confirmam que estamos avançando na direção certa e são ainda mais relevantes por terem sido alcançados em um ano em que incorporamos seis novos ativos e entramos em um novo país. Esse desempenho demonstra a solidez do nosso conhecimento do setor, reforça nossa posição de referência na Ibéria e nos dá um grande impulso para o futuro”, destacou Alfonso Brunet, CEO da Castellana Properties.
No primeiro semestre fiscal e no que diz respeito à atividade comercial, a empresa assinou 196 contratos (84 renovações e 112 novos contratos), que geraram receitas no valor de 13,1 milhões de euros, com um aumento de 7,5% em relação à receita anterior.
Na Espanha, foram formalizados 152 contratos e em Portugal, 44 contratos, com a taxa global de ocupação do portfólio alcançando 98,7%, enquanto a taxa de cobrança se situou em 98%.
“Todos os ativos mantêm um desempenho sólido em visitas e vendas. Durante o semestre, a afluência na Espanha cresceu 4% e em Portugal 2,7%, resultando em um aumento total de 3,5% no portfólio”, apontou a empresa.
Em termos de vendas, o portfólio registrou um aumento de 4,3% na Espanha, de 4% em Portugal e de 4,2% em nível geral. As vendas dos operadores do portfólio da Castellana Properties aumentaram 3,7% na categoria de centros comerciais e 6,5% nos parques comerciais em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A Castellana Properties destacou especialmente a atividade do centro comercial Bonaire, em Valência, pois, após um ano desde a DANA, “é confirmada sua plena recuperação”, com um aumento nas vendas de 2,7%, uma subida de ocupação de até 97,8% e 24 novos contratos que elevaram as rendas em média em 12,6%.
