A OpenAI atualizou esta semana o ChatGPT com a introdução do novo modelo GPT-5.1, que promete ser um assistente mais inteligente e agradável, conseguindo um maior equilíbrio entre simpatia e eficiência. Esta atualização surge três meses após o lançamento do GPT-5 e responde às críticas de utilizadores que consideraram o modelo anterior demasiado impessoal e com respostas curtas.
Não perca nenhuma notícia importante da tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Disponível em duas variantes, o modelo GPT-5.1 Instant é “mais acolhedor, mais inteligente e melhor no cumprimento de instruções” comparado ao anterior, afirma a empresa. O GPT-5.1 Thinking “compreende melhor e é mais rápido em tarefas simples, além de ser mais persistente em trabalhos complexos”.
O ChatGPT decide, por padrão, qual modelo é mais adequado à pergunta, mas o utilizador pode escolher manualmente qual deseja utilizar. Também há atrásra a possibilidade de optar por diferentes personalidades para a interação com o assistente.
A lista anterior foi reformulada e atrásra conta com oito opções. As opções “Default”, “Cynic” (sarcasmo), “Friendly” (anteriormente Listener), “Efficient” (antigo Robot) e “Nerd” (geek) foram mantidas, enquanto foram adicionadas novas opções como “Professional”, “Candid” (franco) e “Quirky” (excêntrico).
A OpenAI estará a testar, com um número limitado de utilizadores, controles mais específicos sobre o formato das respostas, ajustando parâmetros como simplicidade, legibilidade e uso de emojis. O sistema poderá sugerir a aplicação dessas atualizações durante as conversas.
A OpenAI mencionou que o novo modelo GPT-5.1 será disponibilizado inicialmente para os subscritores dos planos Business, Pro, Plus e Go (novo plano) nos próximos dias, mas a equipa do Tek Notícias já verificou que está acessível na versão gratuita. O modelo GPT-5 continuará disponível nos planos pagos inicialmente, mas será migrado posteriormente para o novo modelo.
