China desenvolve UBIOS: O novo padrão de firmware para substituir a BIOS e UEFI

China desenvolve UBIOS: O novo padrão de firmware para substituir a BIOS e UEFI

A China deu mais um passo em direção à sua independência tecnológica ao apresentar o UBIOS (Unified Basic Input Output System), um novo padrão de firmware que foi desenvolvido para substituir a UEFI utilizada em todos os computadores. Este projeto é fruto do Global Computing Consortium (GCC), um consórcio formado por 13 empresas e instituições chinesas, incluindo a Huawei, o Instituto de Padronização Eletrónica da China (CESI) e a Byosoft.

Fique por dentro das novidades importantes do setor de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt

Conforme informado pelo GCC, o UBIOS foi desenvolvido do zero, inspirado pela BIOS tradicional, eliminando qualquer dependência do código UEFI, que atualmente equipa praticamente todos os computadores modernos. O novo firmware foi projetado para suportar sistemas heterogêneos e arquiteturas distribuídas, proporcionando uma gestão unificada do hardware e uma maior escalabilidade para futuras plataformas.

O padrão foi oficialmente registrado sob o código T/GCC 3007-2025 e será detalhado durante a Conferência Global de Computação, que ocorrerá em novembro, na cidade de Shenzhen.

O consórcio afirma que o UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), uma evolução da BIOS original sob a liderança da Intel e da Microsoft, se tornou um sistema complexo, pesado e excessivamente dependente da arquitetura x86. Em contraste, o UBIOS será mais leve e abrangente, lidando de forma nativa com diferentes arquiteturas, como ARM, RISC-V e LoongArch (originária da China). Também deverá ser capaz de suportar novas tecnologias como “chiplets” (design modular de chips) e placas-mãe que permitam a utilização de múltiplos processadores de diferentes arquiteturas.

Além de uma inovação técnica, o UBIOS representa um marco estratégico para a China, que tem investido fortemente na criação de um ecossistema tecnológico soberano. O país já desenvolveu seus próprios chips (Loongson e Kunpeng), sistemas operacionais (como o OpenKylin) e plataformas de armazenamento e cloud totalmente nacionais. Agora, com o UBIOS, a infraestrutura básica dos computadores chineses poderá finalmente se desvincular de firmware de origem estrangeira.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba diariamente as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.