Compensação de Meio Milhão de Euros para Utilizadores da Apple e Samsung por Práticas Anticoncorrenciais

Compensação de Meio Milhão de Euros para Utilizadores da Apple e Samsung por Práticas Anticoncorrenciais

Inicia-se hoje no Reino Unido o julgamento no Competition Appeal Tribunal em Londres, onde o grupo Which?, representando quase 30 milhões de consumidores no país, processa a gigante fabricante de chips Qualcomm. A ação se concentra nos consumidores que adquiriram smartphones da Apple e da Samsung entre 1 de outubro de 2015 e 9 de janeiro de 2024.

Fique por dentro das principais notícias do mundo da tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt

A fabricante é acusada de adotar práticas anticoncorrenciais, forçando a Apple e a Samsung a pagarem preços inflacionados e taxas de licenciamento elevadas por componentes essenciais, o que resultou em um aumento no preço dos smartphones para os consumidores, segundo informações da BBC.

Se o tribunal decidir a favor dos consumidores, a Qualcomm pode ser condenada a pagar 480 milhões de libras (553 milhões de euros), o que corresponderia a 17 libras (19,6 euros) para cada usuário. O julgamento terá início esta segunda-feira e deve durar aproximadamente cinco semanas. O tribunal avaliará se a fabricante de chips manteve sua posição dominante no mercado e se abusou dessa posição.

A Qualcomm já havia declarado anteriormente que o caso carecia de fundamentos. Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a empresa enfrenta acusações de práticas anticoncorrenciais. Em 2018, a Comissão Europeia aplicou uma multa à fabricante por supostamente pagar à Apple para usar seus chips e bloquear concorrentes como a Intel, totalizando 997 milhões de euros.

A comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, afirmou na época que isso significava que “nenhum rival poderia efetivamente desafiar a Qualcomm neste mercado, independentemente da qualidade de seus produtos”. Bruxelas alegou que as ações da Qualcomm eliminaram a concorrência no mercado de chipsets LTE utilizados nos smartphones 4G. No entanto, o Tribunal Geral da União Europeia anulou o processo da Comissão Europeia, resultando em uma vitória para a Qualcomm. A empresa tem um histórico de multas aplicadas por Bruxelas, que tem conseguido contestar com sucesso.

No processo atual, a líder da Which?, Anabel Hoult, destaca que este julgamento é um marco significativo. “Demonstramos como o poder dos consumidores, apoiado pela nossa organização, pode confrontar grandes empresas que abusam de sua posição de domínio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.