À medida que se aproxima a próxima edição do relatório Portugal XR Report, a comunidade nacional dedicada aos mundos virtuais é convidada a contribuir para o mapeamento deste setor.
A iniciativa é desenvolvida em colaboração com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) e instituições como a XR4Europe, Euromersive, XRSI Europe, VR/AR Association, Unicorn Factory Lisboa, EIT Community Hub Portugal, Lispolis e UnitedXR.
Fique atento às últimas novidades no campo da tecnologia e
acompanhe tudo em tek.sapo.pt
“Atualmente, tecnologias como Digital Twins e IA estão a gerar cada vez mais valor para o XR”, afirma Luis Bravo Martins, coordenador do relatório, em comunicado.
“Com este estudo, teremos uma visão mais clara dessa convergência no mercado, sobre nossa evolução anual e as oportunidades para Portugal neste setor emergente”, destaca.
Assim como na edição anterior, o relatório incluirá indicadores-chave e análises sobre o setor por parte de especialistas em investimento, regulação, I&D e startups.
Além de um diretório das organizações nacionais de XR participantes, o relatório apresentará, pela primeira vez, a evolução anual dos principais indicadores do setor e os fatores que influenciam seu crescimento.
Todos os interessados em participar podem fazê-lo até o dia 26 de setembro através de um formulário disponibilizado pela iniciativa. A próxima edição do Portugal XR Report será lançada no dia 11 de novembro.
Vale lembrar que, no ano passado, o Portugal XR Report 2024 indicava a existência de mais de 200 organizações neste setor no nosso país, com a maioria representada por startups que estavam aproveitando o potencial das tecnologias imersivas para inovar em diversas áreas.
