Da IA às competências: Governo estabelece três pilares fundamentais para impulsionar a transformação digital

Da IA às competências: Governo estabelece três pilares fundamentais para impulsionar a transformação digital

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros o que descreve como “três pilares essenciais” da Reforma do Estado para acelerar a transformação digital do país, incluindo a Agenda Nacional para a IA. O objetivo é colocar Portugal entre os 10 líderes digitais da Europa até 2030.

No que toca à Estratégia Digital Nacional, o Ministro da Reforma do Estado explicou durante a conferência de imprensa que foi feito um “conjunto de atualizações” à estratégia aprovada pelo anterior Governo, bem como a aprovação de um novo plano de ação, que “assenta em 20 ações e 72 projetos” no âmbito da Reforma Tecnológica do Estado, dados e interoperabilidade, serviços públicos digitais, economia e regulação digital, competências digitais e IA.

A Agenda Nacional para a IA assenta em quatro eixos: Infraestrutura e Dados; Inovação e Adoção; Talento e Competências; e Responsabilidade e Ética. Ao todo, a Agenda é operacionalizada através de 32 iniciativas que abrangem todo o ecossistema, entre universidades, centros de investigação, empresas e Administração Pública.

O Pacto de Competências Digitais é estruturado em torno de três eixos estratégicos, através de 17 iniciativas, com um conjunto de metas em vista até 2030. Entre elas, alcançar a marca dos 100% de cobertura de redes 5G, ter 80% da população com competências digitais básicas, ter 40% da população com competências Intermédias/Aprimoradas e 7% com competências Tecnológicas Emergentes.

O Conselho de Ministros aprovou a Estratégia Digital Nacional – Plano de Ação 2026–2027, a Agenda Nacional de IA e o Pacto de Competências Digitais. Estes são “três pilares essenciais” da Reforma do Estado para acelerar a transformação digital do país, com o objetivo de o colocar entre os 10 líderes digitais da Europa até 2030.

Na lista de medidas destacadas também incluem formação em competências digitais para Pequenas e Médias Empresas (PME), um suplemento para bolsas de doutoramentos em IA, formação acelerada em IA na Administração Pública, centros de IA sectoriais e um centro de excelência desta tecnologia para a Administração Pública, um programa de aceleração de startups em IA responsável, e cursos de especialização de curta duração para áreas tecnológicas emergentes.

A notícia foi atualizada com mais informação.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.