A Dacia apresentou o Hipster Concept, um protótipo totalmente elétrico que promete ser o futuro automóvel mais acessível da marca. Este modelo é uma “visão alternativa” do carro urbano do futuro, que será ultracompacto, leve, econômico e 100% elétrico.
Fique por dentro das últimas novidades em tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
Com apenas três metros de comprimento, 1,53 m de altura e 1,55 m de largura, o Dacia Hipster Concept oferece quatro assentos reais e uma bagageira modular, cujo espaço varia entre 70 e 500 litros. O peso total é inferior a 800 kg, cerca de 20% mais leve que o Dacia Spring, contribuindo para a redução do consumo de energia. Esta redução foi alcançada através da utilização de menos materiais, o que também diminui os custos de produção.
Externamente, o Dacia Hipster Concept possui uma carroceria simples e cúbica, com rodas posicionadas nos quatro cantos, sem saliências frontais e traseiras, e uma frente horizontal com faróis estreitos. A tampa da bagageira abre em duas partes, ocupando toda a largura do veículo e facilitando o acesso ao compartimento de carga.
Clique nas imagens para mais detalhes
Entre os detalhes inovadores está a integração das luzes traseiras no vidro do portão, eliminando a necessidade de lentes para o farolim. As maçanetas internas foram trocadas por fitas, uma solução mais leve e econômica. Alguns componentes são fabricados com um material desenvolvido pela Dacia (Starkle), criado a partir de plástico reciclado, aplicado nas proteções laterais e nos para-choques dianteiro e traseiro.
No interior, destaca-se um ambiente amplo e funcional, promovido pelas formas cúbicas da carroceria. Os bancos dianteiros foram substituídos por um único banco contínuo, remetendo aos automóveis populares do passado, enquanto os bancos traseiros são individuais e rebatíveis, permitindo ampliar o espaço da bagageira. O para-brisa quase plano e as janelas verticais garantem excelente luminosidade no interior.
Assim como nos mais recentes modelos da marca, este protótipo também incorpora o sistema modular YouClip, que apresenta 11 pontos de fixação no habitáculo, possibilitando a adição de acessórios como suportes, luzes, colunas portáteis ou apoios de braços.
A simplicidade do design levou a Dacia a optar por não incluir um auto-rádio. Sim, para ouvir música, será necessário conectar um smartphone via Bluetooth a uma coluna portátil compatível com o sistema YouClip. Para a marca, o Hipster Concept representa o projeto mais autêntico desde o lançamento do Logan, há 20 anos, e deve ser fundamental na democratização da mobilidade elétrica.
