Detidos em Portugal: Policiais envolvidos em rede de exploração de imigrantes irregulares

Detidos em Portugal: Policiais envolvidos em rede de exploração de imigrantes irregulares

MADRID 26 Nov. (EUROPA PRESS) –

A Polícia Judiciária portuguesa deteve 17 pessoas, incluindo dez agentes da Guarda Nacional Republicana (GNR) e um polícia municipal, por suposta ligação a uma rede de exploração de trabalhadores migrantes em situação irregular, no âmbito da operação ‘Cosecha Justa’, que remonta a 2023.

As detenções ocorreram na terça-feira e esta quarta-feira estão previstas as comparências perante um tribunal de Lisboa. Os acusados enfrentam charges de promoção da imigração irregular, falsificação, fraude fiscal, lavagem de dinheiro e tráfico de pessoas. A rede controlava cerca de 500 vítimas, a maioria delas asiáticas, informa a RTP.

As operações concentraram-se principalmente em Beja e Portalegre, na região do Alentejo, embora tenham ocorrido buscas no Porto e em Figueira da Foz. As vítimas, predominantemente da Índia, Nepal, Paquistão e Bangladesh, eram forçadas a trabalhar em explorações agrícolas, cafés, residências e até mesmo em uma unidade da GNR.

Os agentes detidos da GNR – todos da delegacia de Beja, assim como o polícia local – incluem um sargento, oito guardas e um tenente que é apontado como líder da organização, juntamente com um cidadão indiano que conseguiu escapar.

A GNR declarou que “fará tudo o que estiver ao seu alcance para responsabilizar criminalmente os responsáveis”, caso as suspeitas sejam confirmadas, assim como a Polícia de Segurança Pública, à qual pertence o outro agente detido.

A ministra do Interior, Maria Lúcia Amaral, lamentou que “infelizmente, nenhuma polícia no mundo está livre de situações como esta”, mas prometeu um processo “impecável” e garantiu que as autoridades tomarão medidas contra aqueles que agiram de forma inadequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.