A atualização da norma “Vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19: Procedimentos Específicos” resulta na ampliação dos locais de vacinação para os beneficiários da imunização gratuita.
Crianças entre 6 e 23 meses poderão ser vacinadas contra a gripe em hospitais e clínicas privadas autorizadas, além das unidades do Serviço Nacional de Saúde, conforme anúncio da Direção-Geral da Saúde.
Com a nova diretriz, as crianças elegíveis podem ser vacinadas não apenas nas unidades do SNS, mas também em hospitais ou clínicas do setor privado e social que estejam autorizadas a funcionar como pontos de vacinação.
De acordo com o último Relatório Semanal de Vacinação Sazonal, publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), de 23 de setembro a 23 de novembro de 2025, 33,47% das crianças de 6 a 23 meses foram vacinadas, totalizando mais de 43.000.
A ampliação da vacinação sazonal para todas as crianças dessa faixa etária, independentemente de serem saudáveis ou pertencerem a grupos de risco, é a principal novidade da Campanha de Vacinação Sazonal 2025/2026, conforme informa a DGS em nota divulgada em seu site.
Até o momento, apenas crianças com patologias específicas ou em situações de risco eram contempladas com a vacinação sazonal gratuita.
Conforme a norma da DGS acerca da Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe Outono-Inverno 2025-2026, crianças de 6 meses a 8 anos com patologias de risco, em contexto de risco, ou convivendo com pessoas com alto risco de doença grave, e que não tenham recebido vacina anteriormente, devem ser vacinadas com duas doses, com um intervalo de quatro semanas.
As crianças que já foram vacinadas anteriormente, ou as saudáveis entre 6 e 23 meses, devem receber apenas uma dose.
A DGS recomenda ainda a vacinação de todas as crianças de 2 a 4 anos, mediante prescrição médica, sendo necessário que as vacinas sejam adquiridas em farmácias.
A autoridade de saúde destaca que “a vacinação pediátrica é um mecanismo de proteção direta para as crianças, o grupo mais vulnerável à infecção gripal”.
A DGS espera que esta seja a primeira campanha universal e que contribua para aumentar a conscientização de profissionais de saúde e cuidadores sobre o impacto da gripe nessa faixa etária e sobre os benefícios da vacinação, que é segura e eficaz na prevenção da infecção, da doença e de suas complicações.
A autoridade reafirma o apelo para que todas as crianças elegíveis sejam vacinadas, mesmo que já tenham adoecido nesta época sazonal.
“A vacina contra a gripe disponível inclui várias linhagens virais, oferecendo proteção contra possíveis infecções causadas por outros vírus circulantes da gripe”, ressalta a autoridade de saúde.
