DGS Amplia Vacinação contra a Gripe para Crianças nos Setores Privado e Social

DGS Amplia Vacinação contra a Gripe para Crianças nos Setores Privado e Social

A atualização da norma “Vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19: Procedimentos Específicos” resulta na ampliação dos locais de vacinação para os beneficiários da imunização gratuita.

Crianças entre 6 e 23 meses poderão ser vacinadas contra a gripe em hospitais e clínicas privadas autorizadas, além das unidades do Serviço Nacional de Saúde, conforme anúncio da Direção-Geral da Saúde.

Com a nova diretriz, as crianças elegíveis podem ser vacinadas não apenas nas unidades do SNS, mas também em hospitais ou clínicas do setor privado e social que estejam autorizadas a funcionar como pontos de vacinação.

De acordo com o último Relatório Semanal de Vacinação Sazonal, publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), de 23 de setembro a 23 de novembro de 2025, 33,47% das crianças de 6 a 23 meses foram vacinadas, totalizando mais de 43.000.

A ampliação da vacinação sazonal para todas as crianças dessa faixa etária, independentemente de serem saudáveis ou pertencerem a grupos de risco, é a principal novidade da Campanha de Vacinação Sazonal 2025/2026, conforme informa a DGS em nota divulgada em seu site.

Até o momento, apenas crianças com patologias específicas ou em situações de risco eram contempladas com a vacinação sazonal gratuita.

Conforme a norma da DGS acerca da Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe Outono-Inverno 2025-2026, crianças de 6 meses a 8 anos com patologias de risco, em contexto de risco, ou convivendo com pessoas com alto risco de doença grave, e que não tenham recebido vacina anteriormente, devem ser vacinadas com duas doses, com um intervalo de quatro semanas.

As crianças que já foram vacinadas anteriormente, ou as saudáveis entre 6 e 23 meses, devem receber apenas uma dose.

A DGS recomenda ainda a vacinação de todas as crianças de 2 a 4 anos, mediante prescrição médica, sendo necessário que as vacinas sejam adquiridas em farmácias.

A autoridade de saúde destaca que “a vacinação pediátrica é um mecanismo de proteção direta para as crianças, o grupo mais vulnerável à infecção gripal”.

A DGS espera que esta seja a primeira campanha universal e que contribua para aumentar a conscientização de profissionais de saúde e cuidadores sobre o impacto da gripe nessa faixa etária e sobre os benefícios da vacinação, que é segura e eficaz na prevenção da infecção, da doença e de suas complicações.

A autoridade reafirma o apelo para que todas as crianças elegíveis sejam vacinadas, mesmo que já tenham adoecido nesta época sazonal.

“A vacina contra a gripe disponível inclui várias linhagens virais, oferecendo proteção contra possíveis infecções causadas por outros vírus circulantes da gripe”, ressalta a autoridade de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.