VIGO 30 Set. (EUROPA PRESS) –
O Caminho Português pela Costa superou os 75.500 peregrinos, a apenas três meses do final do ano, estabelecendo um novo recorde, superando os 74.759 peregrinos do ano passado.
A delegada territorial da Xunta, Ana Ortiz, assim confirmou em uma reunião, na terça-feira, com a nova diretoria da Associação de Hotelaria de Vigo (Ahosvi) para analisar as linhas de colaboração destinadas a promover essa rota jacobeia em sua passagem pela cidade. Tanto a representante autonômica quanto os representantes do setor de hotelaria comemoraram os bons números de peregrinos.
Segundo Ana Ortiz, a afluência no Caminho Português pela Costa continua a ser a que mais cresce, aumentando em relação aos outros itinerários. De fato, em setembro, essa rota superou, com 15.445 peregrinos, o Caminho Português Tradicional, fazendo com que a delegada enfatizasse a necessidade de “cuidar e promover” esse recurso.
Nesse sentido, ela lamentou novamente que Vigo continua a ser a única cidade da Europa que não tem o Caminho sinalizado devido à negativa do prefeito, Abel Caballero, o que gera problemas para muitos peregrinos ao chegarem à cidade.
Entre os assuntos discutidos com os hoteleiros na reunião de terça-feira está a iniciativa de criar um mapa da cidade que detalhe o percurso dessa rota jacobeia ao passar por Vigo, incluindo informações turísticas sobre pontos de interesse e a localização de hotéis e lugares de hospedagem.
