O Centro Eleitoral do TikTok, um espaço criado para ajudar os usuários a acessarem informações confiáveis, recebeu uma atualização em vista das eleições autárquicas. De acordo com a plataforma, esta funcionalidade permitirá que os usuários encontrem informações essenciais sobre este período eleitoral, incluindo links para fontes oficiais sobre onde e como votar.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
No Centro Eleitoral, os usuários também podem visualizar todas as datas importantes e acessar diretrizes sobre literacia mediática, além de informações sobre os candidatos. Durante o período eleitoral, os usuários serão direcionados para esta funcionalidade por meio de sugestões de pesquisa, tags em vídeos e conteúdos publicados por contas governamentais, políticos e partidos políticos.
Para combater a desinformação, a plataforma tem investido em tecnologias de moderação e em uma equipe de profissionais de segurança que trabalham juntos para proteger a comunidade. No caso de Portugal, inclui-se também os esforços da taskforce de eleições da rede social.
A plataforma proíbe conteúdos considerados desinformação prejudicial, sinalizando posts não verificados e tornando-os inelegíveis para recomendação. Além disso, colabora globalmente com mais de 20 organizações de verificação de fatos, incluindo 14 entidades europeias, como o Polígrafo.
No que se refere ao combate aos conteúdos enganadores gerados por IA, o TikTok exige que criadores identifiquem publicações realizadas por essa tecnologia, utilizando ferramentas para identificar conteúdo prejudicial e proibido.
As equipes da plataforma trabalham para combater comportamentos enganadores e “operações de influência oculta” que buscam manipular a discussão pública sobre questões relevantes.
Os anúncios políticos pagos são proibidos na plataforma, e contas de governos, políticos ou partidos não podem utilizar funcionalidades de publicidade ou monetização, estando sujeitas a regras adicionais por sua relevância no processo cívico.
A única exceção aplica-se às entidades oficiais que supervisionam as eleições, como órgãos de gestão eleitoral, que podem publicar anúncios limitados a informações essenciais para os eleitores.
Vale lembrar que, durante as últimas eleições legislativas, o TikTok removeu mais de 275 conteúdos que violavam as políticas de integridade cívica e eleitoral, desinformação e conteúdo gerado por IA, com mais de 98% sendo eliminados antes de qualquer denúncia.
A plataforma afirma ter “prevenido proativamente” mais de 1.400.000 gostos falsos e mais de 942.000 pedidos de seguidores falsos, bloqueando mais de 7.400 contas de spam antes de serem criadas em Portugal. Além disso, foram removidas mais de 45.000 contas falsas, 390.000 gostos falsos e 26.000 seguidores falsos.
