BRUXELAS, 4 de dezembro (EUROPA PRESS) –
O secretário de Estado dos Transportes, José Antonio Santano, defendeu nesta quinta-feira em Bruxelas que a Espanha está “fazendo sua lição de casa” para impulsionar as conexões ferroviárias transfronteiriças comprometidas com a União Europeia, por isso instou Portugal e França a “acelerar” o desenvolvimento dos trechos que dependem de seus projetos, como o trecho do corredor atlântico que deve conectar com a ‘Y basca’.
Em declarações à imprensa ao chegar a uma reunião de ministros de Transporte da UE em Bruxelas, Santano reconheceu que “impulsionar definitivamente” as conexões transfronteiriças é a “lição pendente” da UE e enfatizou a necessidade de que “França e Portugal impulsionem, acelerem, as conexões na fronteira”.
De fato, o secretário de Estado indicou que prevê um encontro bilateral com o ministro dos Transportes francês, Philippe Tabarot, para reforçar a “pressão” para que se possa “avançar” no compromisso de implementação das conexões. “França, fundamentalmente, mas também Portugal”, disse.
Paris optou por adiar até 2042 o prazo para o desenvolvimento da conexão de alta velocidade com a Espanha pelo corredor Atlântico, um projeto que faz parte da rede transeuropeia de transportes da UE que deveria estar completada no horizonte de 2030-2034.
A revisão que a França fez de seus investimentos em infraestrutura significa que a nova linha Bordeaux-Dax para unir com alta velocidade seu território à Península Ibérica não será completada até 2042; um atraso que Bruxelas e a Espanha tentaram, sem sucesso, reconsiderar, pois se afasta dos prazos acordados a nível europeu.
De qualquer forma, o secretário de Estado considerou “impossível” que, mesmo com um compromisso de acelerar os trabalhos, se poderia cumprir os prazos consensuais, porque, enquanto do lado da Espanha “tudo está em andamento”, do outro lado dos Pireneus ainda não foi dado “nenhum passo significativo”, nem mesmo na parte de planejamento e estudos para o trecho entre Dax e a fronteira espanhola.
