O EuroSuit é um novo protótipo de traje espacial, projetado especificamente para atividades dentro de veículos espaciais. Este projeto é uma colaboração entre a Agência Espacial Francesa (CNES), a Decathlon, a startup Spartan Space e o Instituto Francês de Medicina Espacial e Fisiologia (MEDES).
Fique por dentro das principais notícias de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
Em 2026, a astronauta Sophie Adenot, da Agência Espacial Europeia (ESA), testará o novo traje a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), como parte da missão εpsilon.
Clique nas imagens para ver com mais detalhes
Conforme informado, o EuroSuit foi projetado para aumentar a segurança e a ergonomia durante as fases críticas de uma missão espacial e pode ser colocado ou retirado pelos astronautas em menos de dois minutos, sem necessidade de auxílio.
Durante sua missão na ISS, Sophie Adenot irá avaliar a ergonomia do EuroSuit em um ambiente de microgravidade por meio de diversos testes, incluindo a colocação e remoção do traje, bem como a manipulação de objetos e operação de equipamentos da estação.
De acordo com a Decathlon, o traje incorpora várias inovações, começando pelo design do capacete, com uma estrutura que permite ajustes personalizados, e juntas articuladas nos ombros, cotovelos e joelhos, que garantem maior liberdade de movimento.
A altura do EuroSuit é ajustável, considerando as mudanças que ocorrem no corpo dos astronautas em ambientes de microgravidade, e os fechos estanques e ergonômicos facilitam a colocação e remoção do traje, segundo informações da marca.
Os testes na ISS ajudarão a validar o design do traje e os resultados servirá de base para o desenvolvimento da versão final, que contará com um sistema de pressão hermético, resistência ao fogo, sistemas de comunicação integrados e um display head-up integrado.
Assine anewsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
