A Airbus emitiu uma diretiva de emergência que impacta aproximadamente 6.000 aeronaves da família A320 globalmente. A questão envolve uma anomalia de software que pode comprometer a segurança do voo em certas condições, devido à corrupção de dados causada por fatores externos.
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A fabricante europeia instruiu as companhias aéreas a realizar uma atualização obrigatória dos sistemas ou, na ausência de um update imediato, a manter as aeronaves em terra até que a substituição do hardware afetado seja concluída. Este processo deve ser finalizado até às 23h59 do dia 29 de novembro.
O alerta da Airbus foi desencadeado por um incidente que ocorreu com um voo da JetBlue, que partiu de Cancún (México) com destino a Newark (EUA) no dia 30 de outubro. Durante a subida, houve uma perda de altitude que resultou em ferimentos em vários passageiros. O avião precisou realizar um pouso de emergência em Tampa, na Flórida, levando à investigação pela FAA (Federal Aviation Authority).
A investigação revelou falhas no sistema ELAC (Elevator and Aileron Computer), que é crucial para o funcionamento do sistema “fly-by-wire” utilizado pela Airbus nas suas aeronaves. A corrupção do software foi atribuída à intensa radiação solar recebida pela aeronave durante o voo, levando a Airbus a implementar uma intervenção obrigatória em todos os modelos A320 para garantir o funcionamento adequado de todos os sistemas.
Em Portugal, a situação tem um impacto direto, uma vez que, das 99 aeronaves que a TAP possui, 55 pertencem à família A320 (incluindo os modelos mais recentes A320neo e A321neo), que são essenciais para suas operações de médio curso. A companhia nacional já reconheceu que a diretiva da Airbus afeta suas operações:
“A TAP confirma ter recebido a notificação da Airbus sobre a necessidade de atualização de software na frota A320. Estamos a trabalhar com o fabricante para implementar a solução técnica o mais rápido possível, prevendo, no entanto, alguns constrangimentos nas operações regulares.”
O que isso significa para os passageiros? Na prática, pouco ou nada, felizmente. No caso da TAP, conforme stated pelo ex-comandante José Correia Guedes à CNN Portugal, “seis aeronaves não foram afetadas, e todas as outras já estão passando por intervenções há alguns dias”, esperando-se que todas estejam operacionais ainda hoje, conforme solicitado pela EASA (Autoridade de Segurança Aeronáutica Europeia).
Para outras companhias aéreas, é possível que haja cancelamentos de última hora ou o reagendamento de voos em rotas europeias e domésticas, bem como a utilização de aeronaves de outras transportadoras para compensar a falta de aparelhos disponíveis para voos.
A Airbus garante que está oferecendo suporte técnico 24 horas por dia para ajudar as companhias afetadas a acelerar o processo de atualização do firmware, além do hardware (se necessário) das aeronaves, tentando minimizar possíveis tumultos nos aeroportos com a aproximação do pico de viagens em dezembro.
