Um golo de Victor Froholdt foi suficiente para o FC Porto garantir a vitória sobre o Famalicão, esta noite, na 11.ª jornada da I Liga de futebol. Os Dragões mantêm-se invictos na competição e lideram com 31 pontos, três a mais que o Sporting.
O Famalicão continua no 5.º lugar, com 19 pontos, mas pode descer para a 6.ª posição se o Moreirense conquistar uma vitória no seu jogo.
FOTOS: O Famalicão-FC Porto em imagens
Primeiro tempo pintado de rosa
O domínio do FC Porto no primeiro tempo traduziu-se em um golo e em várias oportunidades perdidas.
Com jogos a cada três dias, Farioli fez algumas alterações na equipa. O italiano escalou o mesmo onze que venceu o SC Braga na última rodada, depois de várias mudanças em relação ao jogo contra o Utrecht na Liga Europa. Borja e Gabri Veiga, que tiveram um ótimo desempenho na Holanda, começaram no banco, enquanto Rodrigo Mora e William foram mantidos na equipa titular.
O Famalicão só conseguiu criar perigo a meia-hora do primeiro tempo, quando o jovem Zabiri, recém-coroado campeão do Mundo de sub-20, acertou no poste. A bola voltou para o campo, atingiu Diogo Costa e saiu pela linha de fundo.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Essa foi a resposta aos vários lances de perigo criados pelos jogadores do Porto, que hoje estavam de rosa. O primeiro ataque aconteceu logo aos quatro minutos, com um remate de Samu que foi defendido pelo guarda-redes Carevic.
Rodrigo Mora tentou um golão característico, mas seu remate em arco saiu ao lado, aos 10 minutos. Aos 18, Francisco Moura, lançado pela esquerda, disparou cruzado, mas ninguém conseguiu desviar.
Farioli viu sua equipa dominar e desperdiçar oportunidades, mas ficou ainda mais preocupado quando teve que substituir Bednarek por Pablo Rosario aos 20 minutos, devido a queixas do central polaco. O médio dominicano foi para a dupla de centrais com Kiwior.
Desejando voltar a marcar, Samu seguiu tentando, mas não conseguiuConverter, conforme demonstrou aos 29 minutos, com um remate de pé esquerdo que passou por cima da barra, ou aos 33 minutos, quando teve uma chance a partir de um centro de Rodrigo Mora, mas Carevic fez uma boa defesa.
O tão esperado golo do FC Porto surgiu aos 36 minutos, em uma nova jogada pela esquerda. Francisco Moura fez um cruzamento atrasado para Froholdt, que, no centro da área, conseguiu rematar para o fundo das redes.
O 2-0 esteve nas mãos de William Gomes duas vezes. Na primeira, isolado por Pepê, perdeu tempo e rematou de pé direito, mas acertou um defensor aos 42 minutos. Na segunda, aos 45+1, um passe de Rodrigo Mora deixou o extremo em boa posição, mas ele teve uma recepção deficiente, permitindo que Carevic defendesse a bola.
Famalicão cresce, Farioli lança dupla espanhola
Após o intervalo, o Famalicão começou a dominar o jogo, levando Francesco Farioli a lançar Gabri Veiga e Borja Sainz nos lugares de Rodrigo Mora e William. O FC Porto cresceu no jogo e, mesmo assim, continuou a falhar oportunidades, como aconteceu com Samu aos 67 minutos. Neste caso, a pelota, passada rasteira por Gabri Veiga, foi dominada por Samu, que tentou picar sobre Carevic, mas Pedro Bondo apareceu no momento certo para cortar em cima da linha.
Hugo Oliveira respondeu com Rafa Soares no lugar do amarelado Gil Dias, além de Elisor e Joujou, nos lugares de Zabiri e Pedro Bondo, que se lesionou ao evitar o golo de Samu.
O Famalicão esteve perto de empatar aos 75 minutos, mas Elisor, isolado frente a Diogo Costa, foi atrapalhado por Alberto Costa e não conseguiu marcar.
Do lado portista, mais duas oportunidades foram desperdiçadas aos 78 e 79 minutos. No primeiro caso, Alberto Costa teve um remate cruzado parado por Carevic; no segundo, Borja Sainz, após passe de Gabri Veiga, viu seu tiro de pé esquerdo ser bloqueado, enquanto Deniz Gul e Martim Fernandes substituíam Samu e Alberto Costa, respectivamente.
Esta foi a décima vitória em 11 jogos para o FC Porto na Liga, mantendo a liderança com 31 pontos, três a mais que o Sporting. O Famalicão continua em 5.º lugar, com 19 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Moreirense.
